Hapvida – Sinistralidade persistente e juros altos impactam resultado.

Compartilhe o post:

Hapvida

SAÚDE

Sinistralidade persistente e juros altos impactam resultado.

Crescimento de receita bem tímido.

A companhia reportou uma receita líquida de R$ 6,5 bilhões, um crescimento de 3,0% trimestre a trimestre. Esse leve aumento veio do crescimento de 1,1% da base de beneficiários, e do aumento de 2,9% no ticket médio dos planos de saúde. Das 103 mil vidas adicionadas, 63 mil vieram da sinergia da fusão entre GNDI e HAPV.

Sinistralidade continua pressionada.

A sinistralidade da companhia se manteve em 72,9%, em linha com o medical loss ratio reportado no 3º trimestre de 2022. Essa dinâmica na nossa visão foi bastante negativa, uma vez que a sinistralidade do 4º trimestre – normalmente – tende a ser menor. Para se ter uma noção, nos anos anteriores a pandemia, em uma análise proforma, as sinistralidades caíram 3 pontos percentuais em média do 3º trimestre para o 4º trimestre. Por conta disso, a margem Ebitda da empresa veio bem abaixo do consenso, que esperava um movimento parecido de queda da sinistralidade no 4º trimestre de 2022.

Resultado financeiro impacta o lucro líquido.

A empresa reportou novamente uma despesa financeira acima do esperado pelo consenso e em patamar elevado por conta da alta da taxa de juros. Por conta disso, o bottom-line da empresa acabou bastante afetado na comparação ano contra ano, assim como trimestre contra trimestre.

Visão para 2023.

Seguimos tendo visão cautelosa para as ações da companhia no curto prazo. A falta de visibilidade a respeito da melhor na sinistralidade da empresa ainda nos traz certa preocupação. Continuamos vendo a tese de investimento na empresa como binário, o que no final das contas pode se traduzir em uma armadilha de valor.

Para os próximos trimestres, devemos monitorar como se darão as dinâmicas de crescimento de beneficiários, repasse de preço para o consumidor final, arrefecimento da sinistralidade e perspectivas de alavancagem da companhia.

Confira também a nossa carteira dividendos de março, onde recomendamos a compra das ações da Minerva.

Invista conosco! Abra a sua conta já.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares