Estratégia Moderada – Março 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Moderada – Março 2023

Em fevereiro, o mês foi marcado pelas decisões de política monetária nas principais economias. Nos EUA, o FOMC subiu os juros em 25 bps, enquanto na Europa e no Reino Unido 50 bps, tudo dentro do que já estava precificado pelo mercado. 

No entanto, o que mais chamou atenção foram as falas acompanhadas das atas com tom hawkish que aumentaram a perspectiva de continuidade do aperto monetário. Principalmente nos EUA, onde o mercado acreditava que haveria um sinal de fim do ciclo, a mensagem pesou negativamente sobre os preços dos ativos. 

Em Wall Street, as bolsas caminham para fechar em baixa e as curvas de juros americanas dispararam, com alta de cerca de 50 bps. Por sua vez, o dólar avança em torno de 2,5% ao passo que o ouro cai próximo a 6%. 

Por aqui, o Copom manteve a Selic em 13,75%, como já era antecipado. Contudo, o ruído provocado pelo próprio governo sobre uma possível mudança da meta de inflação na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), do dia 16 de fevereiro, elevou a aversão ao risco. A meta não foi nem pauta do encontro, porém só a perspectiva de que o CMN e o BC podem mudar suas posturas frente à pressão política trouxe volatilidade aos ativos brasileiros. 

Assim, com o exterior mais cauteloso e questões domésticas próprias, o Ibovespa também opera no negativo, acumulando queda de cerca de 6,80% no mês. Além disso, é importante lembrar que os ativos de renda fixa tendem a ter um rendimento mais fraco em fevereiro que tem 18 dias úteis. 

Para março, teremos novamente as decisões de juros dos EUA, Brasil e Europa. O Fed deve subir em 0,25 p.p. sua taxa na reunião do dia 22, de acordo com o CME Group. O Brasil segue com expectativa de manutenção, enquanto espera-se mais uma alta de 50 bps no bloco europeu. Mais uma vez, mais importante do que a definição da taxa, será a comunicação dos Bancos Centrais em relação à trajetória dos juros e as expectativas de inflação. 

Ainda, está previsto o fim da desoneração dos impostos federais (PIS e Cofins) para etanol e gasolina no início de março, o que impacta diretamente na inflação do mês. Com isso, em março esperamos uma alta pontual de 1,25% no IPCA, o que deve impactar nos ativos indexados ao indicador.  

Em Brasília, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco foram reeleitos para as presidências da Câmara e do Senado. Porém o comando das principais Comissões continua indefinido com PT e PL disputando poder. 

O foco do Congresso em março deve ser a apresentação do arcabouço fiscal e o desenrolar do grupo de trabalho da reforma tributária. A equipe econômica sinalizou que a antecipação dessas pautas permitirá que os parlamentares tenham mais tempo para discutir os textos

O Projeto de Lei Complementar que irá substituir o Teto dos Gastos como pilar fiscal precisa ser simples e crível. Já para uma reforma tributária, o mercado irá analisar o impacto no rombo das contas públicas e o aumento na progressividade da tributação. No nosso cenário base, com a apresentação de ambos projetos ainda no primeiro semestre, é possível que tenhamos um melhor alinhamento das expectativas sobre os juros de longo prazo e o BC consiga já iniciar a redução dos juros ainda em 2023, com a Selic fechando dezembro em 12,75%.

O mercado também fica de olho nas consequências da identificação de um caso de mal da vaca louca no Pará e de gripe aviária na Argentina e no Uruguai. De imediato, essas notícias impactam diretamente as ações de frigoríficos. Porém, a depender da duração do autoembargo, o preço da carne pode vir para baixo, por um direcionamento das exportações para o consumo doméstico. Para o frango, a potencial necessidade de abate das aves, pode ter um efeito contrário, de diminuição da oferta e aumento dos preços. Vamos acompanhar a repercussão desses eventos na inflação e você pode conferir a atualização das nossas projeções macroeconômicas aqui.

Para a estratégia de março mantivemos a mesma alocação, acompanhando o cenário econômico e político. Apesar da alta volatilidade, o cenário se mantém dentro do que antecipamos. Desse modo, salientamos a importância da diversificação dos ativos entre classes e produtos. Ressaltamos, em especial, a boa relação risco-retorno na renda fixa nesse momento.  

 

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 27/02/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares