Vendas no Varejo – Dez/2022

Compartilhe o post:

As vendas no varejo restrito tiveram queda de 2,6% em dezembro na comparação mensal, de acordo com o IBGE. O resultado ficou próximo ao piso das expectativas, que oscilavam entre queda de 2,9% até alta de 1,1%, sendo a mediana recuo de 0,8%.  

Na comparação anual, o resultado foi de alta de 0,4%, ante 1,4% em novembro, bem abaixo da expectativa do mercado, de avanço de 2,7%. Nessa comparação, o intervalo das estimativas ia de recuo de 0,2% a crescimento de 8,3%. Com isso, em 2022, as vendas do varejo restrito acumularam alta de 1,0%. As estimativas apontavam para avanço de 1,3%.

Enquanto, as vendas no varejo ampliado, que incluem vendas de veículos e materiais de construção,  tiveram alta de 0,4% na comparação mensal. Resultado abaixo do previsto, com intervalo de 0,0% a +2,7% e mediana de +0,8%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, teve desaceleração de 0,6%, ao passo que as expectativas iam de retração de 1,3% a crescimento de 1,9%, com mediana de alta de 0,2%.

No ano, o varejo ampliado recuou 0,6%. O mercado aguardava crescimento de 0,3%, com as estimativas variando de -1,1% e +1,3%.

Dentre as atividades, seis das oito apresentaram avanço na comparação anual. As contribuições positivas vieram dos grupos de: Combustíveis e lubrificantes (23,8%); Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,8%), Móveis e eletrodomésticos (0,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,3%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,1%), enquanto, Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-11,9%) apresentaram queda.

Na comparação de dezembro ante novembro, sete das oito apresentaram queda. O recuo foi liderado por Tecidos, vestuário e calçados (-6,1%), seguido de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,9%); Combustíveis e lubrificantes (-1,6%); Móveis e eletrodomésticos (-1,6%); Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,6%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%). Apenas Livros, jornais, revistas e papelaria cujas vendas cresceram no mês, com alta de 0,1%. 

Para o PIB, mantemos nossa projeção para 2022 de 3,1%, com crescimento de 0,1% no 4° trimestre, e de 0,7% em 2023. O resultado do comércio varejista em dezembro reforça nosso cenário de um quarto trimestre com uma desaceleração da economia em função da política monetária. 

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


Este relatório foi elaborado pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1o na Resolução CVM 20/2021. As informações contidas neste relatório têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste relatório serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. As informações deste relatório estão atualizadas até 09/02/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares