Estratégia Conservadora – Fevereiro 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Conservadora – Fevereiro 2023

O primeiro mês do novo governo veio acompanhado por novos desafios e muitas expectativas. Na primeira semana, com 37 ministérios, já surgiram falas desencontradas dos chefes de cada pasta, o que trouxe bastante volatilidade para o mercado. Tivemos no domingo, dia 08, as invasões às sedes dos poderes no Distrito Federal. A resposta em uníssono dos presidentes da Casas, assim como do Supremo e dos governadores condenando os atos, contribuiu para a estabilidade institucional. A velocidade em que isso aconteceu ajudou a estancar os receios de ruptura.

Logo em seguida, no Fórum Econômico Mundial em Davos, o Brasil foi representado por Fernando Haddad e Marina Silva. Os ministros chegaram na Suíça com a missão tranquilizar o público internacional de que a nossa democracia não estava ameaçada. Eles foram bem sucedidos em voltar o foco para o protagonismo que o país voltará a ter nas discussões climáticas e também conseguiram passar a mensagem de que a responsabilidade fiscal deve ser respeitada pelo novo governo. Com esses três recados bem recebidos pelos investidores estrangeiros, na semana do evento entraram 3 bi de reais na bolsa brasileira. 

Para fevereiro, o mercado está de olho nas decisões de política monetária, especialmente  nas atas e possíveis pistas das trajetórias dos juros. Teremos no dia 1° reunião do Copom e do Fed e no dia 2 do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE). No Brasil, a expectativa é de manutenção da Selic em 13,75%. Enquanto nos EUA, o mercado espera um aumento mais brando, de 25 bps. Ao passo que para o bloco europeu, o consenso indica alta de 0,5 p.p.. 

A nova gestão de Jean Paul Prates na Petrobras irá determinar se haverá a reoneração dos combustíveis no mês de março. O trade-off entre uma inflação maior em quase 80 bps e uma renúncia fiscal de R$ 29 bi não é fácil e estamos acompanhando de perto. 

Na política, as eleições das mesas diretoras das duas Casas darão início ao ano legislativo. Na Câmara, Arthur Lira não deve ter dificuldades em ser reconduzido, Já no Senado, Lula apoia Rodrigo Pacheco e a bancada do PL, Rogério Marinho. O resultado dessa disputa determinará se o novo governo terá uma relação mais tranquila ou conturbada com o Congresso.

Seguimos acompanhando os indicadores macroeconômicos e o panorama político de perto, e, dado o cenário, mantivemos a alocação da estratégia inalterada em fevereiro. Ressaltamos a boa relação risco-retorno na renda fixa nesse momento. 

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 30/01/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares