Setor de Serviços – Nov/2022

Compartilhe o post:

O setor de serviços ficou estável em novembro na comparação mensal, dentro das estimativas apuradas pelo Broadcast, que oscilavam entre -0,8% a +1,1%, com mediana de 0,2%. Na comparação anual o crescimento foi de 6,34% no mês. Nesse caso, as previsões do mercado apontavam para uma alta entre 3,6% e 8,8%, com mediana de 6,5%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 8,7%, ante avanço de 9,0% até outubro.

Dentre as atividades dos serviços, duas das cinco tiveram alta na comparação com outubro. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi o grupo que mais cresceu (0,3%), seguido de Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Ao passo que Serviços de informação e comunicação (-0,7%), Serviços prestados às famílias (-0,8%) e Outros serviços (-2,2%) apresentaram queda no mês.

O resultado vem após queda de -0,5% (MoM) em outubro (número revisado), dois meses sem crescimento, reforçando o cenário de desaceleração econômica a partir do quarto trimestre de 2022. 

Mantemos nossa projeção de crescimento do PIB de 0,1% no último trimestre e com 3,1% para o ano de 2022. Para 2023, esperamos alta de 0,7%.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Para ver as outros indicadores macroeconômicos, acesse nossas projeções.


Este relatório foi elaborado pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1o na Resolução CVM 20/2021. As informações contidas neste relatório têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste relatório serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. As informações deste relatório estão atualizadas até 12/01/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares