Atualização sobre Americanas nas estratégias dos fundos

Compartilhe o post:

A Americanas reportou em Fato Relevante divulgado no dia 11 de janeiro que detectou inconsistências em lançamentos contábeis realizados em exercícios anteriores, incluindo o exercício de 2022. Nesse contexto, as debêntures da companhia refletiram aberturas relevantes de prêmio no mercado secundário no dia 12 de janeiro.

Os fundos Órama Liquidez, Órama Corporate e Órama Tático têm posição relativamente pequena em ativos da Americanas, portanto esperamos um impacto reduzido relativo à marcação a mercado. Considerando a metodologia de precificação da ANBIMA, que prevê o uso da média móvel de 1 dia em caso de eventos de grande impacto, todo o efeito da abertura do spread de crédito já estará refletido nas cotas dos fundos no dia 13 de janeiro.

Por outro lado, nossas estratégias estão com saldo relevante em caixa e nesse momento de volatilidade podem surgir excelentes oportunidades. Considerando a exposição do mercado à debêntures da companhia, outros fundos podem precisar aumentar seus percentuais de caixa gerando aberturas de prêmio em outros ativos. Seguiremos buscando boas oportunidades de alocação no mercado de renda fixa.

Quanto à companhia, estamos acompanhando o desenrolar do caso e vamos manter nossos cotistas atualizados. Ainda há pouco detalhe sobre os reais impactos das inconsistências identificadas, mas em reunião realizada na manhã de hoje (12/01/2023) o ex-presidente Sérgio Rial reforçou que os ajustes contábeis necessários no balanço da companhia não terão impacto no caixa. No entanto, devemos esperar uma redução do patrimônio líquido que deve levar a necessidade de injeção de capital. A empresa tem como acionistas de referência pessoas que já mostraram comprometimento e capacidade de investimento, podendo atuar em uma eventual capitalização. Além disso, Rial destacou que parte do capital necessário pode vir da própria operação com redução do capex e do estoque.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares