Estratégia Moderada para Empresas – Janeiro 2023

Compartilhe o post:

Estratégia Moderado para Empresas – Janeiro 2023

O mês de dezembro foi marcado pelo foco em definições políticas importantes. O desenrolar da PEC de Transição assim como a indicação dos integrantes do próximo governo fizeram preço a cada nova notícia. A PEC foi desidratada e o espaço aberto no teto dos gastos de R$ 145 bilhões será por apenas um ano. Esse enxugamento, contudo, não reduz o desafio de controlar os gastos públicos e uma nova regra fiscal deve ser discutida no primeiro semestre do ano que vem, junto com uma proposta de reforma tributária.

Um dos pontos de maior tensão foi a desagregação do atual Ministério da Economia. Fernando Haddad foi indicado para a Fazenda, Geraldo Alckmin chefiará a pasta da Indústria e Comércio e Simone Tebet deve assumir o Planejamento. Essa composição área econômica, reúne possíveis presidenciáveis para 2026, de modo que há pressão para aumento dos gastos.

Ainda, tivemos decisão do Copom no dia 07, com manutenção da Selic em 13,75%. Na ata, os membros do Comitê reforçam que continuam atentos aos riscos fiscais.

No exterior, tivemos decisão dos principais bancos centrais. O Fed, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) aumentaram suas taxas em 0,5 p.p.. Ainda, o Banco do Japão (BoJ) surpreendeu o mercado com alteração nos seus juros de longo prazo. As falas em tom hawkish dos dirigentes das autoridades monetárias reforçaram o compromisso de trazer a inflação de volta à meta. 

As bolsas em Nova York caminham para fechar o mês em baixa. No ano, acumulam queda de cerca de 10% na Dow Jones a mais de 30% na Nasdaq. No Brasil, o cenário foi marcado pela volatilidade. O Ibovespa chegou a recuar mais de 8,5% e depois subiu na penúltima semana do mês 6,65%. Contudo, ainda acumula queda de cerca de 3% em dezembro, limitando a alta no ano a 3,7%. As nomeações finais dos ministros devem dar direção ao índice nos últimos dias do mês. 

O petróleo opera próximo da estabilidade. Em 2022, apesar de toda a questão da guerra na Ucrânia que fez o preço explodir, a commodity reduziu a valorização para em torno de 15%. O ouro, por sua vez,  opera ao redor dos US$ 1800 a onça, recuando cerca 1 % no ano.

No mercado de juros futuros, a ponta mais curta e o vértice intermediário da curva recuaram, ao passo que o vértice longo abriu. Essa mudança na inclinação reflete uma percepção de aumento de risco fiscal levando a manutenção dos juros altos por mais tempo.

Para o ano que se inicia, no âmbito político, teremos a posse do Lula, no dia 1° de janeiro, e recesso parlamentar com retorno apenas em fevereiro. No último dia de janeiro, uma super-quarta, com decisão de juros do Copom e do Fed. A perspectiva americana é de continuidade no ciclo de aperto monetário, enquanto para o Brasil esperamos manutenção da Selic. 

Nesse cenário, mantivemos a alocação para janeiro, visto que o cenário econômico e político está dentro do que esperávamos. Vale pontuar que ainda enxergamos uma volatilidade no curto prazo, principalmente para os ativos de maior risco. Desse modo, reforçamos a diversificação da carteira entre as diferentes classes e produtos. 

Sugestões para o perfil moderado de Empresas
CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós35%> CDIAZ Quest Luce FIC FIRF CP LP
BNP Paribas Match DI FIRF Referenciado CP
BV Votorantim Eagle FIRF LP
CA Indosuez Agilité FIRF CP
Riza Lotus FIRF Ref DI CP
CDB Liq Diária, Banco Master, 2 anos, 100% CDI, Fitch BBB-
CDB Banco BMG, 1 ano, 107,00% CDI, Fitch A
Debênture Simpar, CDI + 2,50%, 15.01.2031, S&P AAA
Renda fixa pré20%13,60%CDB Banco Pan, 180 dias, 14,25%, S&P AAA
CDB Banco C6, 1 ano, 14,55%, S&P A-
Inflação20%IPCA+6,70% a.a.Órama Inflação IPCA FIRF LP
BV Votorantim FIC de FI Inflation Renda Fixa
BNP Paribas Inflação FIC FIRF
Debênture Simpar, IPCA + 8,30%, 15.09.2031, S&P AAA
Multimercado25%CDI + 2,5%Ibiuna Hedge FIC FIM
Quantitas Galápagos FIM  
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 27/12/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares