Carteira Setor Consumo – Janeiro de 2023

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Carteiras recomendadas Órama: Carteira Setor Consumo, Varejo e Serviços – Janeiro de 2023

Neste primeiro mês de operação da carteira, tivemos 8,7% de queda no período, contra um desempenho negativo de 5,2% no benchmark, o ICON. O pior desempenho foram as ações da Arezzo, com 10% de queda. Em contrapartida, as ações da Natura tiveram somente 2% de queda.

Para este mês de janeiro estamos incluindo as ações do Carrefour, que é um negócio mais maduro e estabilizado. Saem as ações da Movida.

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Recomendações

Ambev – ABEV3

A Ambev é uma das maiores empresas de bebidas do mundo, com destaque para cervejas aqui no Brasil, mas também com atividades em outros países da América Latina e operações de bebidas não alcoólicas.

A empresa, tradicionalmente dominante, vem tendo a sua posição desafiada ao longo dos últimos dez anos, por tendências que vêm desde o sucesso das pequenas cervejarias até a competição de outras bebidas, como vinho e destilados.

Neste momento, a companhia vem trabalhando numa nova estratégia de marketing, com foco em mídias sociais, que vem sendo bem sucedida. Em paralelo, a troca do alto comando da empresa também pode trazer benefícios. Em termos de preço, percebemos que o enorme lucro corrente da empresa está sendo mal precificado, bem como as possibilidades de sucesso das novas iniciativas da companhia.


Petz – PETZ3

A Petz é uma varejista de nicho, especializada em produtos e serviços para animais de estimação. A empresa é líder no segmento, com somente 6% de fatia de mercado, o que ilustra um grande potencial de crescimento. A Petz é ainda uma das melhores operadoras no quesito omnicanalidade, com mais de 80% das vendas com algum tipo de interação entre a loja física e o online.

O controlador, Sérgio Zimerman, desenhou estratégias bastante bem sucedidas, que têm puxado muito as vendas. Nas lojas físicas, a Petz tem uma estratégia de prestação de serviços, desde banho e tosa até veterinária. Isso acaba trazendo tráfego para o local, e consequentemente fazendo a loja vender mais.

Já no online, a Petz tem investido em conteúdo e adquirido marcas fortes para consolidar a sua presença. O movimento mais recente foi a aquisição da Zee.Dog, que é uma pet shop com uma marca fortíssima e um trabalho bastante bem feito em mídias sociais.


Arezzo & Co – ARZZ3

A Arezzo é uma das principais empresas do setor de consumo cíclico no segmento de calçados, contando com um portfólio diversificado de marcas (Arezzo, Schutz, Vans, Anacapri, entre outras), agora atuando também no segmento de vestuário, através da aquisição da Reserva (referência no mercado de moda masculina) e do início da operação de vestuário feminino através da marca Schutz.

Recentemente, a companhia fez a aquisição de marcas como MyShoes e Baw Clothing, reforçando sua estratégia de se tornar uma plataforma de marcas mais ampla e atingindo um mercado potencial maior.


Natura & Co – NTCO3

A Natura acumula mais de 50% de queda neste ano de 2022. A gestão foi muito em sucedida ao longo dos últimos dez anos, em sucessivos turnarounds de aquisições no setor. Agora, na Avon, os números não vieram em linha com o esperado, e o mercado descontou demais a ação.

O negócio da Natura é bastante interessante – a marca é forte e o ticket é baixo, o que confere bastante resiliência aos números, uma margem interessante e geração de caixa robusta. A Natura fez uma alteração importante na gestão, com a entrada de Fábio Barbosa como CEO. O Mandato de Barbosa é enxugar as despesas administrativas da empresa e conferir mais autonomia às marcas, acelerando a reação das mesmas às mudanças no mercado.

A Natura é hoje a quarta maior empresa de cosméticos  mundial, e a possível listagem lá fora também será benéfica para a empresa, que hoje tem somente 30% das receitas atreladas ao Real.


Carrefour – CRFB3

O Carrefour é uma empresa exposta tanto ao atacarejo, através da marca Atacadão, como ao mercado convencional. Destaque para um operacional eficiente e números sólidos. Em maio de 2022, o CADE aprovou a venda do Grupo Big para o Carrefour, aumentando a sua presença no nicho de atacado. É um business maduro, lucrativo e que deveria nos próximos trimestres capturar sinergias dessa combinação de negócios.

Atualmente a empresa negocia a múltiplos bastante baratos – somente 12,6 vezes o lucro líquido dos últimos 12 meses.


Performance


Produto


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