Aspas dos Gestores – Dezembro de 2022

Compartilhe o post:

O research de fundos de investimento reuniu no Aspas dos Gestores de setembro o comentário de 146 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de novembro e as perspectivas para o mês de dezembro.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Panorama Geral

Em novembro, as atenções ficaram na formação do novo governo e o desenrolar da PEC de Transição. A cada notícia o mercado reagia, resultando em uma alta expressiva nos juros futuros, de mais de 200 bps nos vértices mais longos. 

No exterior, tivemos reunião de política monetária do Fed no início do mês, com aumento de 0,75p.p. na taxa de juros, como era antecipado pelo mercado. O Banco Central americano, no entanto, está dando sinais que quer diminuir o ritmo de aperto monetário nas próximas reuniões. Na Europa, tivemos a divulgação da ata do Banco Central Europeu (BCE), que indicou um tom hawkish da instituição. 

As bolsas de Wall Street continuaram a trajetória de alta vista desde o último mês, acumulando ganhos próximos a 3%. Enquanto o petróleo despenca cerca de 10% e o ouro tem valorização de 7%.

No Brasil, as incertezas fiscais e a expectativa pela nomeação dos ministros do próximo governo repercutiram negativamente na bolsa. O Ibovespa acumula queda de 4,4% em novembro. 

Em dezembro teremos a última reunião do Copom do ano, nos dias 6 e 7, que espera-se manter a Selic em 13,75%. Além disso, o FOMC se reunirá para definição da taxa de juros americana, que o mercado aguarda alta de 50 bps, de acordo com o CME Group. O BCE também terá reunião para definição da taxa de juros do bloco europeu. 

De Brasília, esperamos a aprovação da PEC da Transição com a definição do valor e do prazo do rombo no teto dos gastos. Além disso, a composição da equipe econômica e a nova regra fiscal não estão claras. A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023 também precisa ser apreciada e tudo isso antes do recesso parlamentar, que vai do dia 22 de dezembro a 02 de fevereiro.

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares