Via – Resultado fraco, e sem surpresas.

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VAREJO

Resultado fraco, e sem surpresas.

GMV online em queda.

Neste trimestre, o GMV (valor total de vendas) da Via teve queda de 8,0% na comparação anual. O mix de canal teve resultados diferentes, enquanto a loja física teve alta de 8% no GMV, o canal digital apresentou queda de 21% ano contra ano. O canal online foi afetado, principalmente, pela deterioração macro e um ticket médio menor (maior participação de produtos de cauda longa).

Melhora na margem bruta e piora na margem ebitda.

Na comparação anual, tivemos um bom aumento da margem bruta, da ordem de 120 bps, por conta de maiores take-rates, menor penetração online e maior venda de serviços financeiros. Entretanto, tivemos uma queda expressiva  de 350 bps na margem Ebitda da companhia. Uma pior alavancagem operacional e maiores provisões impactaram de forma significativa o Ebitda da Via.

Despesas financeiras pesaram.

O endividamento bruto da cia. se encontra na casa dos R$ 4,2 bi. Nesse trimestre, a cia. liquidou quase R$ 1 bi em recebíveis de cartão de crédito, mas mesmo assim apresentou aumento no endividamento, por conta de pressões no capital de giro. É importante salientar a natureza financeira do negócio, que se observa também em todos os competidores. A Via hoje carrega R$ 1,4 bi em recebíveis de cartão, que são títulos com liquidez relevante, mas que por pagarem juros altos, vale a pena carregar. O resultado financeiro foi negativo em R$ 601 mi, em linha com o trimestre anterior.

Pontos interessantes de se notar no resultado: (i) a companhia renovou por 15 anos sua parceria de cartão de crédito co-branded com o Bradesco, garantindo dessa forma R$ 1,7bi de caixa no Q4 e (ii) os produtos de cauda longa (podem trazer maior recorrência para o online da companhia) já possuem participação de 71% nas vendas do 3P ante uma participação de 49% no 3T21.

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Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

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