Indefinição sobre a PEC da Transição e a atuação do TSE

Compartilhe o post:

DESTAQUES DE BRASÍLIA 

  • Lula e Alckmin adiam para dia 09 o anúncio do formato de PEC da Transição
  • Boulos participará de equipe de transição de Lula
  • PGR pede arquivamento de apuração da CPI da Covid contra Bolsonaro
  • Atuação do TSE  mantém risco de protestos pró-bolsonaro no radar
  • O Ministério da Defesa diz que relatório das Forças Armadas sobre urnas será entregue ao TSE no dia 9

Lula e Alckmin adiam para dia 09 o anúncio do formato de PEC da Transição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) adiaram para quarta-feira (9) a definição sobre a forma e o tamanho da “licença para gastar”.

A previsão é de que Alckmin, coordenador da transição, se reúna com o presidente da Comissão Mista de Orçamento na Câmara, Celso Sabino (União Brasil-PA), e com o relator-geral do Orçamento no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), para debater a PEC da Transição. (CNN)

O desenho inicial permitiria uma “licença” de R$ 175 bilhões no Orçamento de 2023. O tamanho de rombo no teto dos gatos não agradou o mercado financeiro que reagiu jogando o preço dos ativos de bolsa para baixo, juros futuros abrindo e real se depreciando. A expectativa agora é sobre uma calibragem nesse valor. Os investidores também aguardam o redesenho da estrutura da Área Econômica, os nomes que irão ocupar ministérios e secretarias e ainda da propsota de nova regra fiscal. A PEC não resolve as limitações do teto em si, é apenas uma etapa de um processo de mudança e substituição da âncora fiscal.

Boulos participará de equipe de transição de Lula

O deputado eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou, nesta segunda-feira (7) pelo Twitter, que participará da equipe de transição no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “ no debate sobre a área de Cidades e Habitação.” 

PGR pede arquivamento de apuração da CPI da Covid contra Bolsonaro

A PGR (Procuradoria Geral da República) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o arquivamento de uma apuração preliminar contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos e aliados por suposta incitação ao crime durante a pandemia de covid-19.

Lindôra cita relatório da PF (Polícia Federal) sobre o caso que conclui não ser possível “extrair da narrativa apresentada pela CPI da Pandemia qualquer elemento que permita concluir que as manifestações realizadas, pelos indiciados, em mídias sociais sobre o uso de máscaras e o isolamento social sejam aptos a caracterizar condutas penalmente relevantes”. “Não é possível extrair das publicações mencionadas qualquer ato de instigação ou de incitação à prática de delitos específicos”, declarou. (Poder360)

Atuação do TSE  mantém risco de protestos pró-bolsonaro no radar

Neste fim de semana, o TSE determinou a suspensão das contas do Twitter do recém-eleito deputado federal Nikolas Ferreira e do ex-candidato a vice-presidente pelo União Brasil, Marcos Cintra.

Ferreira compartilhou conteúdo que questionava os resultados da eleição presidencial, enquanto Cintra criticou a atuação do TSE no tema e cobrou investigação sobre as alegações de fraude nas urnas eletrônicas. O bloqueio das contas de ambos gerou revolta na base bolsonarista, que acusa o tribunal de atentar contra a liberdade de expressão.

Esse sentimento também deve incentivar Bolsonaro a questionar no TSE o resultado das eleições presidenciais, com base em um relatório que está sendo preparado pelo Ministério da Defesa sobre o processo eleitoral e deve ser divulgado nesta semana.

É extremamente improvável que um movimento como esse leve a um adiamento do processo de transição de governo ou à reversão do resultado das urnas. No entanto, o risco de novos protestos e episódios de violência segue alto e serve de alerta sobre o difícil ambiente na opinião pública que Lula herdará a partir de janeiro. (Eurasia/Broadcast)

O Ministério da Defesa diz que relatório das Forças Armadas sobre urnas será entregue ao TSE no dia 9

O Ministério da Defesa divulgou nesta segunda-feira (7) uma nota afirmando que “no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas”. (CNN)

Lorena Laudares |  Mestre em Ciência Política 

(21) 98115-6831 –  lorena.laudares@orama.com.br

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares