O ciclo de mercado – Outubro 2022

Compartilhe o post:

A expectativa de que a taxa básica de juros volte a cair no próximo ano e o ambiente mais previsível esperado para depois do período eleitoral fortalecem nossa tese de que já estamos em um momento de inflexão. Com isso, voltamos nossa atenção para setores cíclicos, dentre eles o setor imobiliário.

Em seu livro Dominando o ciclo de mercado, Howard Marks trouxe ensinamentos que fazem parte de nosso processo de gestão. Para ele, o objetivo de um investidor é posicionar o capital para se beneficiar de desenvolvimentos futuros. E, aceitando que não é possível prever o futuro, um entendimento acima da média sobre tendencias e a forma de se posicionar frente a estas traz retornos superiores.

Economias, companhias e mercado operam de acordo com padrões cíclicos. Para o investidor que está atento, os ciclos deixam de serem forças incontroláveis e se tornam fenômenos que podem ser avaliados e usados no processo de alocação.

“Durante o pânico, as pessoas gastam 100% do seu tempo certificando-se de que não haverá perdas… quando deveriam se preocupar em perder grandes oportunidades.”

Howard Marks – Dominando o ciclo de mercado.

O setor imobiliário

O Brasil chegou ao fim do aperto monetário enquanto os países desenvolvidos estão mais atrasados nesse processo. O descasamento entre o ciclo econômico doméstico e o global cria oportunidades de alocação. Se existe um setor que se beneficia de uma melhora na perspectiva economica doméstica e da esperada contração da economia global, esse é o setor imobiliário, que combina demanda local com custos derivados de preços internacionais.

Enxergamos oportunidades em renda variável com o desconto em ações de incorporadoras e fundos imobiliários. Além disso, na renda fixa, um descasamento de oferta e demanda vêm aumentando o prêmio dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Aproveitamos essas oportunidades em nossos fundos de acordo com cada mandato.

Na carta desse trimestre, trouxemos nossa visão do momento macroeconômico e do mercado imobiliário.

Esperamos que gostem!

Equipe da Órama Gestão de Recursos

Compartilhe o post:

Posts Similares