Carteira Renda FII – Novembro de 2022

Compartilhe o post:

Carteira Renda FII – Novembro de 2022

PERFORMANCE l OUTUBRO 2022:

Outubro foi marcado pela grande volatilidade política em torno das eleições presidenciais que, a cada notícia, refletia no mercado. No âmbito econômico, tivemos a decisão do Copom, seguindo a expectativa de manutenção da taxa em 13,75% a.a.. No comunicado, o Copom ressaltou os riscos externos e domésticos e enfatizou estar vigilante sobre se o atual nível da taxa básica de juros, mantido por período suficientemente prolongado, será suficiente para assegurar a convergência da inflação. Além disso, nossas projeções indicam que a inflação voltará ao terreno positivo, após três meses consecutivos de deflação. 

No exterior, a expectativa está em torno da decisão da taxa de juros do Fed, que acontecerá na primeira semana de novembro. A China também teve destaque no mês, com a recondução de Xi Jinping para um terceiro mandato e divulgação do PIB acima do esperado pelo mercado. Na Europa, os indicadores continuam apontando desaceleração da economia e, no Reino Unido, houve nomeação de um novo primeiro-ministro. Além disso, o BCE (Banco Central Europeu) anunciou mais um aumento de juros em 75 pontos base. 

O Ibovespa também fechou no positivo, com alta de 5,45%, apesar de ter sofrido uma queda forte na última semana antes das eleições, com a cautela política no radar dos investidores. 

Para novembro, com a eleição tendo sido vencida por Lula, esperamos agora pela indicação da equipe de transição. Governar tendo vencido com margem extremamente apertada, de cerca de 2,1 milhões de votos, e com um congresso de centro-direita, será um desafio, porém manejável. Lula já buscou em seu discurso de vitória sinalizar que vai servir a todos os brasileiros. Esses acenos para uma pacificação do país são importantes em um contexto da população dividida e esperamos a colaboração também de Bolsonaro para a diminuição das tensões. 

Em relação aos investimentos, vimos que o mercado, de certa forma, já precificou ao longo de outubro, na bolsa e nos juros, a possibilidade de vitória de Lula. Desse modo, apesar da volatilidade, não vemos mudanças estruturais. A autonomia do BC brasileiro e a aprovação de marcos legais importantes para o desenvolvimento da infraestrutura, também nos traz tranquilidade institucional. 

O ponto-chave para melhoria das perspectivas, de forma geral, será a apresentação da nova composição da equipe econômica, assim como uma nova regra fiscal crível. Vemos que movimentos na linha de um time fiscalmente responsável serão bem recebidos. 

Por fim, no mês de outubro, o IFIX teve um retorno marginalmente positivo de +0,02%. O impacto negativo veio principalmente dos FIIs de CRIs, que sofreram com a deflação dos últimos meses. Acreditamos que esses fundos só voltarão a aumentar seus rendimentos no final do ano/início do ano que vem, tendo em vista a defasagem na distribuição da variação do IPCA para os cotistas. No ano, os FIIs de Tijolo são os destaques, puxados principalmente pela sinalização do fim do ciclo de aperto monetário. Em relação a performance da Carteira Renda FII, esta apresentou um retorno de +0,43%. Apesar da carteira ser composta apenas por FIIs de CRIs, antecipando esse movimento de arrefecimento de inflação, inclusive os meses de deflação pontual, buscamos selecionar fundos com operações CDI+ e/ou reserva de lucros para compensar o impacto. Por tal motivo, a carteira performou acima da média dos seus pares. No acumulado desde o início (nov/21), a carteira está com um retorno total (preço+dividendos) de +12,82% vs. IFIX +11,80%.

Rentabilidadeout/22Desde o início
(nov/21)
Renda FII+0,43%+12,82%
IFIX+0,02%+11,80%

MONITOR DE DIVIDENDOS DA CARTEIRA RENDA FII:

Data-Base: 31/10/2022 – Elaboração Órama

MOVIMENTAÇÕES l NOVEMBRO 2022:

Não ocorreram alterações em nossa recomendação para novembro/2022.

ALOCAÇÃO POR INDEXADOR l OUTUBRO 2022:

RECOMENDAÇÕES:
RZAK11 – RIZA AKIN:

O RZAK11 explora diferentes teses de investimento: fechamento de spread (potencial de venda no mercado secundário com a diminuição do spread de crédito), carrego (ativos aderentes ao nível de risco e rendimento desejado para o fundo, mas que podem ser vendidos caso surja uma boa oportunidade de realocação ou saída do papel), até o vencimento (para carregar até o seu vencimento), bridge (potencial pré-pagamento futuro por parte do tomador, com a possibilidade de participação no refinanciamento). Isso reforça a gestão ativa adotada e o potencial de entrega de resultados adicionais aos cotistas. Além de se tratar de uma carteira de CRIs de qualidade e time de gestão com experiência, um dos motivos da nossa recomendação é a exposição de 60% da carteira à CRIs CDI+. No cenário atual e considerando as perspectivas de manutenção da taxa de juros em patamares elevados por um tempo mais longo do que inicialmente esperado, portfólios com esse perfil tendem a se beneficiar diretamente. Até o final de agosto/22, a carteira de CRIs do RZAK estava dividida em: 60% CDI+4,7% e 40% IPCA+10,1%. Isto posto, o investidor consegue se beneficiar de um portfólio com risco equilibrado e potencial de retornos elevados.

Confira a análise completa do RZAK11.

RBRY11 – RBR CRÉDITO ESTRUTURADO:

Atualmente o portfólio está diversificado em 28 operações, com rentabilidade média de CDI + 4,5%, duration de 2,5 anos e uma razão de garantias de 1,7x o valor investido. A carteira é composta por crédito corporativo (37%), financiamento de obras (26%), CRIs pulverizados (27%) e os 11% restantes em CRIs de estoque (quando o incorporador das unidades residenciais prontas como garantia e amortiza a operação conforme a venda dessas unidades). Em relação a indexadores, 53% do portfólio está atrelado ao CDI e 46% à inflação.

Vale ressaltar que para os próximos meses, mesmo com deflação, o fundo deve continuar entregando bons rendimentos, principalmente devido a sua exposição ao CDI (ainda em patamares elevados), proteção contra deflação em parte dos CRIs, reserva de lucro acumulada e ao resultado acruado de inflação ainda não distribuído. Além disso, a RBR tem uma gestão bastante ativa do portfólio de CRIs, e consegue realizar transações interessantes com geração de retornos adicionais para o fundo e seus cotistas. 

Confira a análise completa do RBRY11.

VGIR11 – VALORA CRI CDI:

*Em Restrição (Oferta em andamento)

IBCR11 – INTEGRAL BREI CRI:

O IBCR11 encerrou o IPO em agosto/21 captando R$ 80 milhões. Desde então alocou principalmente em operações de financiamento de término de obra. Esses CRIs possibilitam a mitigação de riscos no que se refere ao andamento das obras dos projetos, tendo em vista que o credor entra apenas na fase final de desenvolvimento. A taxa média da carteira atualmente é de inflação+9,57%a.a. O aumento recente do spread do portfólio é explicado pela troca de alguns CRIs na carteira, que em um primeiro momento foram investidos no intuito de evitar a demora na alocação dos recursos captados, e potencial efeito negativo nos resultados do fundo e consequentemente dos cotistas. Além disso, o fundo atualmente está exposto a diferentes estados do país (MG, SC, GO, SP) e aos segmentos residencial e logístico. A escolha dos setores é estratégica, baseada principalmente: no crescimento acelerado do e-commerce que impulsionou o mercado imobiliário logístico, e no cenário ainda favorável para desenvolvimento de novos projetos residenciais.

Confira a análise completa do IBCR11.


→ A Carteira Renda FII é composta principalmente por FIIs de CRIs, que conseguem entregar dividendos maiores, tendo em vista o perfil dos ativos que possuem. Os CRIs são papéis de renda fixa, que pagam mensalmente juros e variação do indexador (IPCA, IGP-M, CDI). Buscamos carteiras com spreads acima da média do mercado, além de operações com garantias robustas e gestores que tenham forte capacidade de originação, trazendo maior segurança e previsibilidade para o investidor.

Confira também a nossas Estratégias de Investimento para esse mês.

DISCLAIMER

AVISOS IMPORTANTES:

"Este documento é distribuído pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”), estando em conformidade com a Resolução CVM 20/2021. O(s) analista(s) de valores mobiliários Anna Clara Schuwartz Tannouz Tenan - CNPI EM 3045, é(são) o(s) signatário(s) da(s) análise(s) descrita(s) no presente documento e se declara(m) inteiramente responsável(is) pelas informações e afirmações contidas neste material. O(s) analista(s) envolvidos na elaboração deste documento declara(m) que as recomendações eventualmente contidas no relatório refletem única e exclusivamente sua opinião pessoal sobre o(s) ativo(s) analisado(s) e foi(ram) elaborado(s) de forma independente, inclusive em relação à Órama. A Órama mantém e/ou tem intenção de manter relações comerciais com um(a) ou mais companhias/fundos a que se refere este relatório. A Órama está atuando como Participante Especial no âmbito da oferta pública de valores mobiliários de emissão do TG Ativo Real FII (TGAR11), Valora CRI CDI FII (VGIR11) e TRX Real Estate FII (TRXF11) na presente data. Parte da Remuneração do(s) analista(s) é proveniente dos lucros da Órama como um todo e, consequentemente, das receitas oriundas de transações realizadas pela Órama. A Órama pode estar atuando e/ou ter atuado como instituição intermediária e/ou participante de oferta pública de valores mobiliários de emissão de uma ou mais [companhias/fundos] citadas neste relatório, inclusive nos últimos 12 meses. Todas as informações utilizadas na(s) análise(s) contida(s) neste documento foram redigidas com base em informações públicas de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações contidas no presente documento não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, a Órama e o(s) seu(s) analista(s) não respondem por sua veracidade. As informações contidas no presente documento têm propósito meramente informativo, não se constituindo em uma oferta de compra ou de venda de qualquer ativo. As informações, opiniões, estimativas e projeções eventualmente contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. Ainda, as opiniões a respeito de compra, venda ou manutenção dos ativos objeto ou a ponderação de tais ativos numa carteira teórica expressam o melhor julgamento do(s) analista(s) responsável(is) por sua elaboração, porém não devem ser entendidos por investidores como recomendação para uma efetiva tomada de decisão ou realização de negócios de qualquer natureza. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades pessoais de um investidor em específico, não possuindo qualquer vinculação com o perfil do investidor (suitability) e não devendo ser considerado para este fim. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, a Órama aconselha que o investidor entre em contato com o seu assessor para orientação financeira com base em suas características e objetivos pessoais, bem como recomenda o preenchimento do seu perfil de investidor. Operações com o(s) ativo(s) objeto das análises podem não ser adequadas ao perfil do investidor. Rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. As projeções eventualmente constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) analista(s) envolvido(s) na elaboração deste material serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, dentre outras condições, podem afetar o desempenho do(s) ativo(s) objeto da análise deste documento. Fica proibida a reprodução ou redistribuição deste material para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama."
Compartilhe o post:

Posts Similares