Carteira Small Caps – Novembro de 2022

Compartilhe o post:
Carteiras recomendadas Órama: Carteira Small Caps – Novembro de 2022

Neste mês de outubro a carteira small caps teve um desempenho positivo de 2%. Os destaques da carteira foram as ações da Simpar e da Locaweb, ambas com alta substancial. As ações da Via foram o destaque negativo. Para o mês de novembro, vamos manter a carteira inalterada.

Quer investir com segurança? Conte conosco! Clique aqui e abra a sua conta

Dados referentes ao fechamento do dia 27/out


Recomendações

Oceanpact – OPCT3

Essa empresa opera embarcações de apoio para as plataformas de petróleo. Seu principal cliente é a Petrobras, mas também atende muitas das internacionais. O preço da ação caiu muito, especialmente em julho, quando foi anunciado um reajuste bastante grande fruto de uma negociação com um sindicato.

Acreditamos na recuperação deste mercado, pois viemos de um longo período com pouca construção de novos barcos e pouco investimento na indústria do petróleo. Temos uma perspectiva de aumento nos investimentos, conforme os preços dos combustíveis fósseis se recuperam, e com isso a demanda por estas embarcações deve subir. Conforme o mercado não dê conta de atender aos preços solicitados, deveremos ver cada vez mais relicitações sendo feitas, com aumentos nos preços praticados.


Locaweb – LWSA3

A Locaweb é uma das mais tradicionais empresas de tecnologia do país, operando primeiramente o negócio bastante estável de web hosting. Em paralelo, a companhia desenvolveu soluções para o ecommerce que são o negócio de maior crescimento atualmente. Vemos alto potencial para a empresa de vender mais produtos para a sua base de clientes atual, que é bastante grande.

A empresa, que praticamente não tem dívida, chegou a ser avaliada a mais de R$ 20 bilhões, e hoje negocia na casa dos R$ 5 bilhões. Ainda que a cia. não seja capaz de manter o crescimento de 3 dígitos que sucedeu durante a pandemia, acreditamos que o ritmo deverá se manter acelerado, e que o preço de mercado deve se ajustar conforme os números de receita da empresa sigam em alta.


Ânima – ANIM3

A Ânima é uma das maiores empresas de ensino superior do país. A cia. tem uma estratégia de trabalhar com marcas premium, crescendo por aquisições e mantendo as características locais das faculdades adquiridas. Essa estratégia sempre foi premiada pelo investidor, mas recentemente as ações tiveram uma queda substancial.

A empresa fez a maior aquisição da sua história recentemente, com a Laureate, dobrando de tamanho. Em paralelo, o último ciclo de captação foi bem favorável, e vemos a perspectiva de redução do endividamento em breve. Acreditamos na progressão desse quadro, com isso numa melhora no pricing das ações da Ânima.


Simpar – SIMH3

A Simpar é a holding que controla empresas como a Movida, JSL e o Grupo Vamos. Nos negócios de logística e aluguel de carros, a empresa já está mais madura, com um fluxo de caixa estável e crescimento adequado. Já na Vamos, temos uma empresa de crescimento bastante acelerado, com um mercado endereçável enorme e uma fatia de mercado pequena, mesmo sendo líder.

A gestão da família Simões tem sido impecável, com um longo histórico de entregas nos diferentes setores. A empresa segue abrindo novas avenidas de crescimento, como por exemplo na BBC, sua empresa de leasing, para onde contratou o executivo Paulo Caffareli como CEO. Em paralelo, a compra da Ciclus inaugura a atuação da empresa no segmento de tratamento de resíduos sólidos – outro nicho com muito espaço para crescer no país.


Via – VIIA3

A Via é uma comercializadora de itens de consumo discricionário, como linha branca e eletroeletrônicos. Após sua criação, na fusão das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, a empresa foi controlada pelo grupo francês Casino e teve a sua dinâmica interna bastante deteriorada.

Michel Klein adquiriu o controle da companhia em 2019, e vem capitaneando mudanças bastante positivas. O destaque desta posição é o preço — a avaliação atual do mercado sequer reflete uma empresa de varejo bem gerida, e ignora completamente os avanços do ponto de vista tecnológico. Por isso optamos por incluir Via Varejo na nossa carteira.


Performance

Dados referentes ao fechamento do dia 27/out

Produto


O disclaimer da referida análise encontra-se no relatório completo disponível abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares