Pesquisa Datafolha e o avanço de Bolsonaro na reta final das campanhas

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DESTAQUES DE BRASÍLIA

  • Datafolha: Bolsonaro descola de Lula no Sudeste e freia diferença no Nordeste
  • Plano de Guedes trabalha em plano para mudar o teto de gastos e frear as despesas 
  • Bolsonaro perde 170 inserções de TV para Lula após decisões do TSE
  • A carta de Lula aos evangélicos e a reação da campanha de Bolsonaro

Datafolha: Bolsonaro descola de Lula no Sudeste e freia diferença no Nordeste

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (19) aponta Lula com 49% das intenções de voto e Bolsonaro com 45%. No Sudeste, região mais populosa do país onde os dois adversários vinham registrando empate técnico,a distância entre eles ali passou de 4 para 7 pontos percentuais na última semana, ficando fora da margem de erro, que é de três pontos percentuais. O presidente agora tem 50%, e o petista, 43%. 

A única região em que Lula tem ampla vantagem segundo o Datafolha é no Nordeste, mas a diferença diminuiu. Lula flutuou de 68% para 67%, e Bolsonaro, de 27% para 29%, com margem de erro de quatro pontos. (G1)

Plano de Guedes trabalha em plano para mudar o teto de gastos e frear as despesas 

O ministro Paulo Guedes pretende reformular o teto de gastos e “quebrar o piso”, ou seja, frear o crescimento de despesas que hoje pressionam o Orçamento, entre elas os benefícios previdenciários ou atrelados ao salário mínimo. A  proposta será  uma PEC e  só deve ser oficializada no caso de uma vitória de Bolsonaro no dia 30 de outubro. 

Trechos da proposta obtidos pela Folha afirmam que “o salário mínimo deixa de ser vinculado à inflação passada”. Na nova regra, o piso “considera a expectativa de inflação e é corrigido, no mínimo, pela meta de inflação”. O gasto com benefícios previdenciários “também deixa de ser vinculado à inflação passada”. Os Os detalhes ainda estão em discussão e não são definitivos. (Folha)

Bolsonaro perde 170 inserções de TV para Lula após decisões do TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 184 inserções de 30 segundos nos espaços anteriormente destinados à propaganda do presidente Jair Bolsonaro (PL) na televisão. A determinação foi estabelecida em decisões tomadas nesta quarta-feira (19) sobre pedidos de direito de resposta formulados pelo petista.

Bolsonaro, por outro lado, ganhou 14 inserções de 30 segundos como direito de resposta. Ou seja, na prática, Lula terá 170 comerciais a mais. As decisões da Corte são um banho de água fria na campanha do presidente, que terá só 55 peças para veicular na TV na reta final da campanha.

Os pedidos de direito de resposta de Lula foram feitos contra duas propagandas de Bolsonaro. Uma sugeria que o ex-presidente saiu na frente no 1º turno por causa dos votos de pessoas presas. A outra envolvia afirmações de que o petista seria “corrupto” e “ladrão”. Já Bolsonaro ganhou os direitos de resposta por causa de uma propaganda da campanha do PT que associa o presidente ao canibalismo. (Poder360)

A carta de Lula aos evangélicos e a reação da campanha de Bolsonaro

Lula (PT) divulgou na manhã desta quarta-feira, 19, uma carta de compromisso com os eleitores evangélicos. Lula se compromete com a liberdade de culto e de religião e também elenca políticas voltadas às Igrejas adotadas durante os seus dois governos. 

Bolsonaro tentou minimizar seus efeitos, mas o documento foi recebido com preocupação na campanha do presidente. A principal crítica foi a de que, há semanas, a carta vinha sendo alardeada e que nenhuma reação imediata foi preparada na campanha para rebatê-la. 

A pesquisa Datafolha mostrou que a intenção de voto no presidente cresceu de 62% para 66% nos últimos cinco dias entre os evangélicos. Já Lula, caiu de 31% pra 28%. (O Globo)

Lorena Laudares |  Mestre em Ciência Política 

(21) 98115-6831 –  lorena.laudares@orama.com.br

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