Mercado Livre – Um comparativo com a Magalu

Compartilhe o post:

Mercado Livre

VAREJO

As duas empresas mais reconhecidas do varejo brasileiro

Fizemos um comparativo entre as duas empresas mais reconhecidas do varejo brasileiro para ajudar o investidor na escolha do investimento. Estas são as empresas mais premiadas do setor, com os múltiplos mais altos. Ne

TAMANHO

Em termos de tamanho, o MercadoLivre sai na frente, tendo vendido, somente neste último trimestre 46 bilhões de Reais, enquanto o magalu vendeu 14 bilhões, menos de um terço desse valor. Na parte de serviços financeiros, o MercadoLivre intermediou 160 bilhões de reais em transações, enquanto o Magalu fez somente 12 bilhões. Cerca de metade dos negócios do Mercadolivre se concentram aqui no brasil, fazendo do MELI uma empresa muito mais diversificada do que o Magalu, que opera 100% doméstico. Em termos de tamanho, o vencedor é o MELI.

CRESCIMENTO

Nesse trimestre o volume vendido do MercadoLivre foi 26% maior na comparação anual. Já o Magalu cresceu somente 13% em vendas. Nos serviços financeiros a evolução é ainda maior, com um aumento de 84% no caso do MELI, contra 50% no caso da Magalu. Nesse quesito também o MELI está bem afrente.

LUCRATIVIDADE

Aqui nós vamos analisar a margem operacional, que é o lucro operacional dividido pelo valor de vendas. Pra cada real vendido, quantos centavos ficaram pra empresa? No caso do Mercadolivre, o lucro operacional foi de 1,3 bilhão de reais, dando uma margem operacional de 3%. Já no caso da Magalu, tivemos um lucro operacional de 260 milhões de reais, com margem mais próxima dos 2%. Mais uma vez, ponto para o MELI.

PREÇO

E finalmente no quesito preço, o Mercadolivre é avaliado hoje em 41 milhões de dólares, equivalente a 210 bilhões de reais. Já o magalu é avaliado a menos de um décimo desse valor, somente 27 bilhões de reais. É bem claro que a empresa vencedora aqui nesse quesito é a Magalu, com um preço bem mais barato que o MELI.

CONCLUSÃO

Preferimos a exposição ao Mercado Livre (MELI34) neste momento, pela sua posição estratégica vantajosa. Por mais que o múltiplo esteja mais esticado, percebemos que a vantagem econômica da empresa supera a componente do preço, e por isso a nossa recomendação.

Quer investir com segurança? Conte conosco! Clique aqui e abra a sua conta.


Disclaimer disponível no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares