Pesquisa Ipec e tiroteio em Paraisópolis

Compartilhe o post:

DESTAQUES DE BRASÍLIA

  • Pesquisa Ipec: Lula 54% x  Bolsonaro 46% dos votos válidos e 52% dos brasileiros aprovam a maneira como Bolsonaro governa
  • Paraisópolis tem tiroteio durante agenda de campanha de Tarcísio de Freitas
  • Câmara pode votar urgência do PL que pune pesquisas eleitorais
  • TSE diz que apenas 12 partidos ou federações superaram a cláusula de desempenho

Pesquisa Ipec: Lula 54% x  Bolsonaro 46% dos votos válidos e 52% dos brasileiros aprovam a maneira como Bolsonaro governa

Nova rodada de pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (17) mostra o  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 54% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. A distância é de 8 pontos percentuais. No levantamento da semana anterior, a diferença entre os candidatos era de 10 pontos. Enquanto o petista tinha 55% dos votos válidos, o atual chefe do Executivo registrava 45%.

O Ipec também aponta que 52% dos brasileiros aprovam a maneira como Bolsonaro governa, ante 44% que desaprovam. No levantamento passado, os que aprovavam eram 43% e os que desaprovavam 53%. (Poder360)

Paraisópolis tem tiroteio durante agenda de campanha de Tarcísio de Freitas

Um tiroteio foi registrado nesta segunda-feira (17) em Paraisópolis, zona Sul de São Paulo, durante agenda de campanha do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele participaria da inauguração do Primeiro Polo Universitário de Paraisópolis (Casa Belezinha).

A Polícia Militar informou que investiga o ocorrido. Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires, afirmou que “nenhuma hipótese é descartada”. “Estamos buscando dados de câmeras, de cinegrafistas e até das body cams [câmeras corporais] daqueles policiais que as estavam utilizando”, informou. (CNN)

Câmara pode votar urgência do PL que pune pesquisas eleitorais

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar hoje (18) o requerimento de urgência para o projeto de lei que pune empresas de pesquisas eleitorais cujos resultados destoem das urnas eletrônicas. Se aprovado, o PL poderá ser incluído na ordem do dia e votado imediatamente. 

Para acelerar o processo de tramitação, o projeto inicialmente apresentado pelo líder do Governo, Ricardo Barros (PP-PR), foi apensado a uma proposta que já estava anexada a outro texto com a mesma temática e pronto para votação no plenário.  

A proposta de Barros estabelece multa e penas de reclusão de 4 a 10 anos para empresas que publicarem pesquisas que tenham resultados diferentes da margem de erro declarada nos últimos 15 dias antes das eleições. O texto defende também que o responsável pela pesquisa divulgada, o responsável legal da empresa de pesquisa e o representante legal da empresa contratante da pesquisa sejam responsabilizados.  (Poder360)

TSE diz que apenas 12 partidos ou federações superaram a cláusula de desempenho

Dos 28 partidos e federações que concorreram nas últimas eleições, apenas 12 conseguiram alcançar a cláusula de desempenho prevista para o pleito deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: as federações PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede, bem como os partidos MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos e União. Ao atingir a cláusula, vão continuar recebendo recursos do Fundo Partidário e permanecerão com acesso a tempo de propaganda em rádio e televisão durante os próximos quatro anos.

Dos 16 partidos que não alcançaram a cláusula, segundo o TSE, sete elegeram deputados federais: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros. Os demais partidos que não atingiram a cláusula foram: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.Esses partidos têm diversas alternativas, como se fundir, ser incorporadas ou ainda constituir federações com outros partidos que tiveram melhor desempenho nas urnas. Do contrário, não terão acesso a recursos públicos nem a tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV. (Agência Câmara de Notícias)

Lorena Laudares |  Mestre em Ciência Política 

(21) 98115-6831 –  lorena.laudares@orama.com.br

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares