ASA Hedge FIC FIM

Compartilhe o post:

A ASA Investments é uma gestora de recursos criada por Joseph Albert Safra a partir da sua união com profissionais do mercado financeiro e fruto de sua longa experiência no setor financeiro nacional e internacional. A gestora possui múltiplas estratégias e os times da ASA estão à frente de fundos de renda variável, crédito privado, imobiliário e multimercado, por exemplo.

Atualmente, o AUM (ativos sob gestão) é de R$ 2,7 bilhões, segundo dados do Quantum Axis, e a estratégia que concentra maior parte desse valor é o multimercado ASA Hedge FIC FIM.  

Time de gestão e análise: 

Marcio Fontes é o responsável pela gestão do ASA Hedge e sua versão previdenciária, o ASA Hedge Prev. Formado em engenharia pela PUC-Rio e MBA pelo INSPER, Marcio foi head de renda-fixa no Banco Safra e tesoureiro do Banco J.P. Morgan. Em 2002, fundou a Fidúcia AM e, posteriormente, foi diretor no BNP Paribas AM e sócio sênior na Mauá Sekular. 

Além do Marcio como gestor das estratégias multimercado, ele conta com um time de 7 profissionais, entre Portfolio Managers, estrategistas e analistas. Os Portfolio Managers (PM) possuem parcela de risco e são separados por coberturas específicas, como renda fixa, moedas, cross assets e equities, por exemplo. Apesar de terem suas especialidades, os PMs têm liberdade para montar posições dentro de seus limites de risco dentro do fundo. 

Em adição, o time do Marcio tem acesso à estrutura de pesquisa macroeconômica da ASA Investiments, liderada por Fábio Kanczuk. Ex-diretor de Política Econômica do BC e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Kanczuk tem formação em Engenharia pelo ITA, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia, com pós-doutorado em Economia em Harvard.

A estratégia ASA Hedge:

O time acima faz a gestão do ASA Hedge FIC FIM, um fundo multimercado macro global que explora oportunidades em juros, moedas, bolsas e commodities, sobretudo nos mercados mais líquidos, a partir de tendências macroeconômicas. O ASA Hedge pode carregar tanto posições estruturais, principalmente através do book do Marcio, quanto posições mais táticas de curto prazo. Além disso, vale destacar que os gestores podem ficar sem alocar risco caso não estejam enxergando nenhuma oportunidade no mercado e, quando encontram grandes assimetrias de risco-retorno, tendem a montar posições grandes dentro do fundo.

A estratégia conta com uma estrutura multigestores, sendo que Marcio Fontes, responsável pelo fundo, concentra maior parte do risco. Além de ter sua própria parcela de risco, Marcio pode atuar como alavancador de ideias dentro do fundo, levando para seu book as boas ideias dos gestores que já tenham consumido sua parcela de risco. Com isso, o fundo consegue se aproveitar das vantagens do modelo multigestores e, ao mesmo tempo, usam mecanismos para aproveitar as boas oportunidades que ficariam de fora do portfólio se olhassem apenas para limites individuais de risco.

Processo decisório:

Em relação ao processo decisório, considerando que o Marcio possui 80% do risco do fundo e os demais portfolio managers 20%, as decisões finais são dos gestores dentro de sua parcela de risco. Apesar do fundo ter esse modelo de books, não significa que não há discussão e troca entre os gestores. Com um comitê de investimentos, todos sabem as posições montadas no fundo e há uma troca constante de ideias entre os integrantes do time de gestão.

Gestão de risco:

Para fazer a gestão de risco do fundo, todos os gestores trabalham com stops nas posições. Além disso, no fundo como um todo há um limite de 5% no mês e, se for batido, o comitê de risco é convocado para discutir as posições.

Posições:

Por fim, a estratégia continua carregando posição vendida no S&P 500, trade que a gestão acredita ter a melhor assimetria de risco-retorno. Além disso, continuam com posições tomadas (que se beneficiam da alta do juro) para o juro norte-americano, pois continuam acreditando nesse viés altista.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
X


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 30/09/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares