Discussões no Congresso sobre propostas de Bolsonaro podem não sair antes do 2º turno

Compartilhe o post:

DESTAQUES DE BRASÍLIA

  • Momento é inadequado para discutir ampliação do número de ministros no STF, diz Pacheco
  • Não acho que Senado votará projeto de regulamentação das pesquisas antes do 2º turno, diz Lira
  • Bolsonaro diz que não sabe se, “pela idade”, Guedes ficará
  • Lula e Bolsonaro fogem de detalhar compromissos sobre economia e combate à corrupção
  • Presidente do TCU encaminha a militares pedido do MP sobre resultado de auditoria nas urnas

Momento é inadequado para discutir ampliação do número de ministros no STF, diz Pacheco

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que considera “inadequado” dar andamento, neste momento, a qualquer proposta que vise alterar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF), como para aumentar o número de ministros da Corte, dos atuais 11 para 16 ministros.

Após a repercussão negativa de suas declarações públicas em defesa do aumento do número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (PL) negou ter se posicionado a favor dessa ideia e disse que essa pauta foi “invenção da imprensa”. (Valor / Poder 360)

Não acho que Senado votará projeto de regulamentação das pesquisas antes do 2º turno, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (11) que não acredita que o projeto que regulamenta pesquisas eleitorais será apreciado pelo Senado antes do segundo turno das eleições. Ele demonstrou incertezas sobre a viabilidade de a proposta avançar na Câmara nas semanas que antecedem a nova ida do eleitor às urnas.

Havia a expectativa de o texto ser analisado pelo plenário da Câmara ainda terça em função de um requerimento de urgência apresentado para acelerar a tramitação do projeto.

Os institutos de pesquisa têm sido criticados depois que os resultados do primeiro turno foram diferentes dos captados nas sondagens antes do pleito. (Valor)

Bolsonaro diz que não sabe se, “pela idade”, Guedes ficará

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na quarta- feira (12) que pretende manter o ministro da Economia, Paulo Guedes, em um eventual 2º mandato, porém, que não sabe se o economista de 73 anos gostaria de permanecer no cargo por causa da idade (Poder360)

Lula e Bolsonaro fogem de detalhar compromissos sobre economia e combate à corrupção

Com receio de desgastes em um segundo turno que os apresenta com índices semelhantes de rejeição, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) têm evitado detalhar propostas para a economia e o combate à corrupção, deixando brechas para mudanças e guinadas em discursos. 

Nas ocasiões recentes em que mencionaram publicamente pautas como a revisão da tabela do Imposto de Renda (IR), mudanças na regra do teto de gastos e o relacionamento com instituições como a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), os candidatos buscaram apresentar diretrizes sem se comprometer com uma fórmula específica. Para especialistas, ambos tentam acenar a um eleitor mais cético quanto a suas candidaturas sem desagradar as bases. (O Globo)

Presidente do TCU encaminha a militares pedido do MP sobre resultado de auditoria nas urnas

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, encaminhou um pedido do Ministério Público junto ao TCU ao Ministério da Defesa, no qual o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado solicita que os militares informem o resultado da auditoria paralela que realizaram nas urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições. (Valor)

Lorena Laudares |  Mestre em Ciência Política 

(21) 98115-6831 –  lorena.laudares@orama.com.br

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares