Relatório de inflação – set/22

Compartilhe o post:

Relatório de inflação – set/22

O IPCA de setembro registrou deflação de 0,29%, um pouco acima das expectativas da Órama (-0,32%) e do consenso de mercado (-0,33%) acumulando, dessa forma, alta de 7,17% em 12 meses.

Quatro dos nove grupos tiveram queda no mês. As contribuições negativas mais intensas vieram de Transportes (-0,41 p.p.), Alimentação e Comunicações (ambos com -0,11 p.p.). As maiores variações negativas foram observadas nos grupos Comunicação (-2,08%) e Transportes (-1,98%), puxados principalmente por acesso à internet (-10,55%) e gasolina (-8,33%), respectivamente. Apesar de Transportes ter sido vetor de baixa, o maior impacto individual de alta do mês veio de passagens aéreas (8,22%), contribuindo com 0,05 p.p..

Com relação ao comportamento dos preços em geral: o índice de difusão desacelerou de 65,25% em agosto para 61,5% em setembro. A média dos núcleos apresentou recuo de 9,9% em agosto para 9,5% em setembro. Acreditamos que a expectativa é que essas medidas qualitativas irão, pouco a pouco, arrefecendo. A inflação de serviços e industriais ainda apresentam resiliência, apesar de estarem, lentamente, se reduzindo.

Projeção para 2022 e 2023

Para 2022 seguimos com a nossa projeção de IPCA em 5,6%, enxergando mais pressão em outubro (de 0,28% para 0,38%) e menos em novembro (de 0,44% para 0,32%). Para 2023, também não alteramos a nossa projeção de 4,7%.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

Relatório de inflação – set/22.

Para conferir nossas projeções para outros indicadores, acesse o nosso portal.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares