Quantitas Galápagos FIM

Compartilhe o post:


Fundada em 2011, a Quantitas foi constituída, inicialmente, para realizar a gestão de recursos do Banco Sicredi. Nessa época, foi elaborado um contrato de gestão em que a gestora ficava encarregada de gerir, por cinco anos, R$ 20 Bilhões do banco em fundos de Renda Fixa e Multimercado de baixa volatilidade. Em 2016, com a expiração do contrato, a Quantitas iniciou um processo de diversificação do seu passivo e expansão de sua equipe de gestão, de forma a conseguir oferecer uma gama mais completa de produtos para um maior número de clientes. Atualmente, a gestora possui mais de R$ 5 bilhões sob gestão.

Time de gestão e análise:

Bacharel e especialista em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rogério Braga é um dos sócios-diretores e gestor da Quantitas. Rogério atua no mercado financeiro há quase 20 anos, tendo trabalhado na Tesouraria do Banco Sicredi, onde foi responsável pela estruturação de derivativos nos mercados juros, câmbio e bolsa, e como Portfolio Manager dos fundos de renda fixa e multimercados da Asset do grupo Sicredi. Atualmente ele comanda as estratégias de Renda Fixa e Multimercado na Quantitas.

Ivo Chermont é um dos sócios e economista-chefe da Quantitas. Possui um mestrado em economia pela UFRJ e conta com quase 15 anos de experiência no mercado financeiro. Ao longo de sua carreira, Ivo trabalhou como economista na Modal Asset e no Itaú Asset, responsável nos dois lugares por acompanhar o mercado internacional (ênfase na Europa e nos EUA). Também foi sócio e economista-chefe da Kyros Investimentos e da Itaim Asset, onde atuou cobrindo a economia brasileira. Em 2016, ele se juntou à equipe da Quantitas para assumir a função de economista-chefe.

Atualmente, a Quantitas conta com 27 pessoas, dos quais dez são sócios. A área de gestão é composta por 13 profissionais, sendo que oito são sócios. Ela se divide em duas equipes: Renda Fixa e Multimercados, que é liderada pelo Rogério Braga e conta com mais quatro traders e dois economistas, e a outra de Renda Variável, liderada em conjunto pelo Wagner Salaverry e o Marcelo Kussaba e conta com mais quatro analistas.

Quantitas Galápagos FIM:

O Quantitas Galápagos FIM é um fundo gerido pela equipe de Renda Fixa e Multimercados e que replica exclusivamente as estratégias de juros e inflação do Quantitas Mallorca, carro-chefe da gestora. Dentro dessas estratégias de juros e inflação, o fundo monta tanto posições direcionais quanto posições de valor relativo.

O book de Juros tem uma meta de alocação entre 90% e 95% do risco total do fundo e é subdividido em seis estratégias: pré valor relativo, pré direcional, juros reais valor relativo, juros reais direcionais, inflação implícita de curto prazo e inflação implícita de longo prazo.

O book Quant tem uma meta de alocação de risco entre 5% e 10% do risco total do fundo e é composto por uma estratégia: DI quantitativo e Long and Short. Cada uma das estratégias conta com um modelo diferente desenvolvido pela própria gestora e que busca gerar retorno de forma descorrelacionada com os outros books do fundo.

Processo decisório:

O processo decisório do fundo é feito em um comitê de investimento com todos os integrantes da equipe de gestão. Após o comitê, Rogerio Braga tem autonomia para alocação de aproximadamente 1/3 do risco do fundo como quiser, respeitando a meta de alocação por book. Os 2/3 restantes são divididos entre dois núcleos de decisão, sendo o primeiro núcleo tendo quatro traders da equipe de Renda Fixa e Multimercado com decisões individuais, e o segundo núcleo sendo um book de consenso entre toda equipe.

Gestão de risco:

O controle de risco avalia quatro métricas; VaR de um dia, VaR histórico, Stress de um dia, e stress histórico. Toda posição da carteira precisa se enquadrar na métrica que for a mais restritiva dentre as quatro mencionadas acima. O fundo também possui um stop loss de 9% acumulado em 12 meses.

Mercados de atuação:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXX
Opções, Futuros


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/08/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares