Estratégia Arrojada – Outubro 2022

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Outubro 2022

Setembro foi marcado por decisões de política monetária no mundo todo. No início do mês, o Banco Central Europeu (BCE) aumentou em 75 pontos-base (bps) sua taxa de juros. Em seguida, tivemos decisão monetária nos EUA, que também elevou em 75 bps a taxa básica. No Brasil, tivemos manutenção da Selic em 13,75%, indicando um provável fim de ciclo, apesar de o Banco Central ter deixado a porta aberta para futuros ajustes. Na Ata, o Copom enfatizou a manutenção da taxa por um período “suficientemente prolongado” a fim de garantir a convergência da inflação para a meta. Além disso, outros países como Inglaterra e Suíça também seguiram a tendência de alta de juros. 

Nesse cenário, os Treasuries operaram em máximas de mais de 10 anos. Em Wall Street, as bolsas de valores mantiveram a alta volatilidade e recuam cerca de 6% no mês. O temor de uma retração da economia global continua a assombrar o mercado. O dólar se valoriza frente à cesta de moedas fortes, enquanto as commodities mantêm a trajetória de baixa. 

Seguindo o movimento do exterior, ainda que em menor magnitude, o Ibovespa quebrou a tendência de alta vista desde julho, caminhando para fechar com uma leve desvalorização no mês. O momento do ciclo de juros antecipado frente aos outros países impulsiona a exposição dos investidores a ativos de risco no mercado doméstico, permitindo seu descolamento do exterior na maior parte do mês. 

As criptomoedas atravessam mais um mês de alta volatilidade, apresentando uma correlação alta com os ativos de risco. O Bitcoin acumula queda próxima a 3% em setembro. 

Do ponto de vista político, setembro foi marcado pelas campanhas eleitorais e por uma consolidação da disputa entre Lula e Bolsonaro. A sinalização de apoio do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, à candidatura do petista foi um aceno importante ao mercado financeiro. Por outro lado, a ausência de Lula no debate da CNN foi bastante criticada. 

Em outubro, temos o primeiro e segundo turnos da eleição. É importante destacar que independentemente do resultado para presidente, estamos projetando um Congresso Nacional extremamente dividido. Essa composição de forças, de alguma forma, nos ajuda a entender que 2023 será um ano desafiador a quem quer que ocupe a cadeira de chefe do executivo. Poucas propostas concretas foram apresentadas pelos candidatos mais competitivos, de modo que antecipamos que a rejeição e a abstenção serão decisivas para o resultado final das urnas.  

Além disso, teremos decisão de juros do Copom, no dia 26, que tende à manutenção nos 13,75% a.a., e também reunião de política monetária do BCE, marcada para o dia 27, que deve seguir para mais uma alta nos juros. 

Desse modo, o cenário econômico está mais estável, enquanto os próximos passos do ambiente político serão decididos este mês. Em termos de alocação, aumentamos para 10% a fatia referente a fundos imobiliários na carteira. Para isso, reduzimos para 5% a posição em investimentos atrelados à inflação. A mudança é um ajuste frente às oportunidades disponíveis.

Sugestões para o perfil arrojado
CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós18%> CDIÓrama Liquidez FIRF
CDB Liq Diária, BRK Financeira, 2 anos, 106% CDI, Sem rating
CRA Aqua Capital, CDI+2,00%, 30.06.2024
Tesouro Direto SELIC 2027
Renda fixa pré15%13,25%CDB Will Financeira, 1 ano, 14,80%, Sem rating
CDB Will Financeira, 2 anos, 14,60%, Sem rating
Inflação5%IPCA+7,55% a.a.Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP (IQ)
Órama Debêntures Incentivadas FI em Infraestrutura RF
CDB BRK Financeira, 5 anos, IPCA + 8,74%, Sem rating
CRI GVI, Sem rating, IPCA + 8,05%, 15.06.2028
CRI Socicam, IPCA + 8,00%, 06.03.2030
CRI Golden Laguetto, IPCA + 7,5%, 21.01.2030
Imobiliário10%16% a.a.Carteira de FIIs (Arrojada)
Multimercado15%CDI+4% a.a.Kapitalo K10 FIQ FIM
Absolute Vertex II FIC FIM
COE
Operações Estruturadas
Renda variável25%30% a.a.Órama Tático FIM
Absolute Pace Long Biased FIC FIA IQ
Real Investor FIC FIA – BDR Nível I
Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA (IQ)
Trígono Icatu 100 FIA Prev (ESG)
Carteira Órama de Dividendos
Carteira Órama de Ações
Commodities5%0% a.a.Órama Ouro FIM
Invest. exterior5%10% a.a.IP Participações IPG FIC FIA BDR Nível I
Carteira Órama de BDRs
Criptoativos2%30% a.a.Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM
QR Blockchain Assets FIM IE (IQ)
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 28/09/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares