Absolute Vertex II FIC FIM

Compartilhe o post:

Fundada em 2013, a Absolute Investimentos é uma gestora de recursos independente fruto da união de seis sócios-fundadores que carregam uma longa experiência com gestão de recursos e atuação em tesourarias. A Absolute é uma das principais gestoras de recursos do Brasil e tem sob gestão fundos de ações, multimercado e arbitragem. Atualmente, o AuM da casa gira em torno de R$ 30 bilhões, tendo maior concentração na estratégia macro, o Absolute Vertex.

Time de gestão e análise:

A Absolute tem como um dos sócios-fundadores o Fabiano Rios, CIO da casa. Atua diretamente na gestão dos fundos, sendo o responsável pela área como um todo e, também, pela área de pesquisa. Formado como administrador pela FGV, já carrega uma bagagem de 23 anos de atuação no mercado financeiro, tendo passagem como Head das mesas de bolsa e câmbio na tesouraria do Santander, gestor no Merrill Lynch e, por fim, gestor na Claritas Investimentos.

Além de Fabiano como CIO, a Absolute conta com uma robusta estrutura de analistas, gestores e PMs (Portfolio Managers). Os PMs da Absolute têm liberdade para montar posições em quaisquer mercados, enquanto os gestores só podem montar posições em mercados específicos de atuação. No total, o time de investimentos conta com 22 profissionais, dos quais 5 são dedicados à pesquisa macroeconômica e estratégia e 17 estão envolvidos diretamente na gestão de books e mercados, como juros, moedas, mercado internacional, ações e arbitragem. 

A estratégia Vertex:

O time acima é responsável pela gestão de diversas estratégias dentro da Absolute, sendo uma delas o Absolute Vertex II FIC FIM, a estratégia macro de retorno absoluto que é carro-chefe da gestora. O Vertex é um fundo multimercado que explora posições direcionais e de valor relativo, no Brasil e no exterior, dentro dos mercados de juros, moedas, bolsa. As posições montadas no Vertex podem ser tanto táticas, voltadas para o curto prazo, quanto posições mais estruturais, visando um horizonte mais longo de maturação da tese. Vale destacar que a estratégia é agnóstica em relação ao ciclo econômico, buscando gerar resultado nominal independente do cenário.

Processo decisório:

Uma característica da Absolute é que o processo decisório na gestão está no meio do caminho entre o modelo de “one man show”, que concentra todas as decisões em uma pessoa, e o modelo comum em tesourarias, onde gestores operam em mercados específicos (“caixinhas”). Na Absolute, o CIO é responsável por olhar o fundo como um todo, além de ter maior parcela de risco. Além disso, contam com uma estrutura em que gestores operam apenas em mercados específicos, como Juros Brasil, por exemplo, e também há a existência de PMs (Portfolio Managers) que naturalmente têm suas especialidades, mas têm liberdade para implementar estratégias em qualquer mercado e contam com maior parcela de risco que os gestores.

Gestão de risco:

Na gestão de risco do fundo, o time utiliza métricas de VaR e Stress Test para o gerenciamento geral. Em uma segunda camada, considerando o nível do books dos gestores, soma-se o stop loss de cada gestor para zeragem de posições que baterem no limite de risco.

Posições:

Por fim, em relação às posições, o Absolute Vertex II tem adotado uma postura mais tática e elevou a tomada de risco ao longo do último mês, sobretudo em posições que se beneficiam de uma alta na taxa de juro americana, queda do S&P e fortalecimento do dólar (principalmente contra CNH e Euro). No Brasil, buscaram capturar a queda da inflação e, em menor escala, a alta da bolsa.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
X
Referência: 31/08/2022


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/08/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares