Estratégia Arrojada – Setembro 2022

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Setembro 2022

Em agosto, a inflação novamente esteve no centro das atenções. No Brasil, de acordo com nossas projeções, o IPCA do mês deve registrar deflação pela segunda vez consecutiva, ainda em função das medidas de redução de impostos e queda dos preços dos combustíveis. Além disso, o Banco Central aumentou a Selic para 13,75% a.a. e, em sua ata, comunicou a intenção de encerramento do ciclo de alta da taxa básica, o que contribuiu para a queda dos juros futuros. 

No exterior, o cenário de alta dos preços e as incertezas sobre o ritmo do aperto monetário continuam preocupando o mercado. O risco de retração da economia global segue no radar. A inflação da Europa referente a julho renovou a máxima, ao atingir 8,9% nos últimos 12 meses. No  Reino Unido, o Banco da Inglaterra projetou que a inflação no país deve atingir 13% este ano e aumentou as taxas de juros de 1,25% para 1,75%. Nos EUA, apesar de a inflação ter ficado estável em julho, a divulgação de outros indicadores sinaliza que o Fed deveria seguir com altas agressivas de juros. 

A confirmação veio com o discurso de Jerome Powell, presidente do banco central americano, no Simpósio em Jackson Hole. Ele disse que vai seguir com o ciclo de alta de taxas e que elas permanecerão elevadas por algum tempo para combater a inflação, a despeito dos efeitos adversos para a economia.

Com isso, o dólar se valoriza em relação a uma cesta de moedas fortes — inclusive  o euro chegou a ser negociado abaixo de um dólar. As bolsas de Nova York atravessaram mais um mês de alta volatilidade, caminhando para fechar com forte correção. 

Na contramão do movimento no exterior, o Ibovespa segue a trajetória de alta, vista desde meados de julho, com valorização próxima a 10%. A intenção de fim do ciclo de alta de juros e a entrada de capital estrangeiro impulsionaram a bolsa brasileira e contribuíram para o recuo da taxa de câmbio. 

As criptomoedas seguem oscilando, apresentando forte correlação com ativos de risco. O Bitcoin deve fechar o mês com baixa de cerca de 13%.

Em setembro, nos dias 20 e 21, o Copom se reúne novamente. Ainda no campo da política monetária, teremos reunião do Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) nos Estados Unidos e reunião do Banco Central Europeu (BCE) para definição de suas respectivas taxas de juros. 

No âmbito eleitoral, estamos chegando na reta final. Setembro é um mês-chave em que todo o aparato político vai estar mobilizado para as eleições. As inserções dos candidatos na programação de rádio e TV, os blocos de horário eleitoral, as entrevistas e debates públicos devem dominar as manchetes, podendo trazer alguma volatilidade para os ativos. Do ponto de vista fiscal, vai ser importante acompanharmos a entrega da Lei Orçamentária Anual pelo executivo ao Congresso. Analisar como o Orçamento de 2023 está sendo planejado e a sua exequibilidade irá nos guiar para a compreensão da situação das contas públicas para o próximo ano.

Em termos de alocação, levamos em conta que a situação econômica doméstica e a conjuntura política estão mais favoráveis. Além disso, a proximidade do fim do aperto monetário pelo Bacen significa juros futuros menores. Por isso, aumentamos em 5% a participação em renda variável e em 2% a alocação na renda fixa prefixada. Em contrapartida, sugerimos a redução de 2% na renda fixa pós-fixada e de 5% nas commodities/ouro. A mudança é um ajuste frente às oportunidades disponíveis.

Sugestões para o perfil arrojado
CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós18%> CDIÓrama Liquidez FIRF
CDB Liq Diária, BRK Financeira, 2 anos, 106% CDI, Sem rating
CRI Arena MRV, CDI+2,5%, 22.12.2026
Tesouro Direto SELIC 2027
Renda fixa pré15%13,60%CDB BRK Financeira, 4 anos, 15,13%, Sem rating
CDB Banco Master, 5 anos, 14,52%, Fitch BBB-
Inflação10%IPCA+7,45% a.a.Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP (IQ)
Órama Debêntures Incentivadas FI em Infraestrutura RF
CDB Banco Pine, 5 anos, IPCA + 7,48%, Fitch BB+
Debênture Metro Rio (MTRJ19), AA+ Fitch, IPCA + 7,55%, 15.12.2031
CRI Socicam, IPCA + 7,5%, 06.03.2030
CRI Golden Laguetto, IPCA + 7,5%, 21.01.2030
Imobiliário5%16% a.a.Carteira de FIIs (Arrojada)
Multimercado15%CDI+4% a.a.Kapitalo K10 FIQ FIM
Absolute Vertex II FIC FIM
COE
Operações Estruturadas
Renda variável25%30% a.a.Órama Tático FIM
Absolute Pace Long Biased FIC FIA IQ
Real Investor FIC FIA – BDR Nível I
Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA (IQ)
Trígono Icatu 100 FIA Prev (ESG)
Carteira Órama de Dividendos
Carteira Órama de Ações
Commodities5%0% a.a.Órama Ouro FIM
Invest. exterior5%10% a.a.IP Participações IPG FIC FIA BDR Nível I
Carteira Órama de BDRs
Criptoativos2%30% a.a.Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM
QR Blockchain Assets FIM IE (IQ)
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação de produtos e não pode ser considerado como tal. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 29/08/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares