Gávea Macro FIC FIM

Compartilhe o post:

Fundada em 2003 por Armínio Fraga e Luiz Fraga, a Gávea Investimentos é uma gestora de recursos independente focada na gestão de fundos Multimercado e Private Equity. A gestora possui uma estratégia de investimento que segue uma filosofia fundamentalista, partindo de uma análise top down, e que busca proporcionar ao cotista uma exposição global. Com isso, os fundos de multimercado da casa são todos derivados dessa mesma estratégia macro, cada um com a sua especificidade e risco. Atualmente, a Gávea possui um AUM (ativos sob gestão) de R$ 19 bilhões, com maior concentração na estratégia multimercado.

Time de gestão e análise:

Bacharel e mestre em economia pela PUC-Rio e com um PHD em economia pela universidade de Princeton, Armínio Fraga Neto é sócio-fundador da Gávea Investimentos e Co-CIO dos fundos multimercado e Private Equity. Com mais de 35 anos de experiência no mercado financeiro, ocupou cargos como o de Presidente do Banco Central durante o governo FHC, Diretor de Gestão com foco em mercados emergentes do Soros Fund Management em Nova York, Vice-Presidente do Salomon Brothers em Nova York com foco em operações de arbitragem em mercados emergentes e foi economista-chefe no Banco Garantia. Armínio foi Professor na Universidade de Columbia, Wharton School, PUC-Rio e FGV-Rio. Atualmente, é membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations, além de membro de conselhos de outras entidades filantrópicas.

Formado em economia pela PUC-Rio e com um MBA em finanças pela Thunderbird, Luiz Henrique Fraga é sócio-fundador da Gávea Investimentos e Co-CIO dos fundos de Private Equity. Tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e ocupou cargos como o de Presidente da Latinvest Asset Management e sócio de sua controladora, a Globalvest Management Company, uma das maiores gestoras independentes dos Estados Unidos com foco em investimento privado e quase privado (PIPE ilíquido) da América Latina. Antes disso, trabalhou no Bear Stearns, onde foi diretor de Mercados Emergentes em Nova York, chefiou as atividades de Finanças Corporativas e Investment Banking no Brasil e ocupou posições de chefia nas áreas de trading de renda fixa e renda variável, como responsável pela carteira proprietária do BS na América Latina. Também foi Diretor da filial do Unibanco em Nova York e trabalhou na divisão de Corporate Banking do Citibank no Brasil.

Gabriel Srour é Co-CIO dos fundos multimercado, junto com Armínio, e é bacharel em Economia pela PUC-Rio. Com mais de 17 anos de experiência no mercado financeiro, Gabriel ingressou na Gávea em 2003 como gestor da carteira global de moedas e renda fixa e tornou-se sócio no final de 2004. Anteriormente, atuou como estrategista no Departamento de Finanças do Banco BBM e lecionou no Departamento de Economia da PUC-Rio.

A equipe de investimentos da estratégia dos fundos de Multimercado é composta por 26 pessoas: os dois gestores principais, Armínio Fraga e Gabriel Srour, três portfolio managers e nove economistas.

Estratégia Gávea Macro:

O Gávea Macro FIC FIM é um fundo multimercado que atua nos mercados de juros, bolsa e moedas. Embora o fundo seja destinado para investidores em geral, ou seja, pode alocar apenas 20% do seu patrimônio em investimentos sediados no exterior, a casa possui uma estrutura que a permite ficar com até 90% do risco alocado em ativos internacionais. Isso é feito através de um “fundo margem” internacional que opera de forma alavancada. Através dessa estrutura, a gestora consegue que os 20% do patrimônio do Gávea Macro FIC FIM, que são aplicados no veículo internacional, representem 90% do risco do fundo com um todo. Os 80% restantes do patrimônio do fundo ficam alocados em LFTs ou nas posições que a gestora faz no mercado local.

O processo de investimento do Gávea Macro FIC FIM, ou o “Country Picking”, como a gestora gosta de se referir, parte de um acompanhamento macro das economias globais e selecionam as que possuem visão mais clara. Uma vez identificada uma oportunidade, a gestora então realiza uma análise mais aprofundada do país de forma a entender o micro e identificar qual a melhor forma de se posicionar e capitalizar em cima das oportunidades nos juros, nas moedas, no equity (ou nos três). Para auxiliar nesse processo de identificação de oportunidades, a gestora conta com uma equipe de consultores especializados, espalhados pelo mundo inteiro, e que munem a equipe de gestão com informações locais de primeira mão.

Dependendo do contexto do cenário global, o fundo se posiciona de forma direcional ou não. Em momentos de maior incerteza, nos quais a gestora não tem uma visão clara do rumo dos mercados globais, ela opta por se posicionar através de trades relativos. Por outro lado, em momentos de menor incerteza o fundo tende a se posicionar de forma mais direcional. Cabe ressaltar, também, que as posições em ações feitas no exterior tendem a ser via índice, as alocações em “single names”, compradas ou vendidas na ação da empresa, acabam sendo feitas majoritariamente no mercado local.

Processo decisório:

O processo decisório do fundo é feito em um comitê de investimento com todos os integrantes da equipe de gestão. Neste comitê são apresentados os cases de investimento, de forma a promover a discussão e troca de conhecimento entre o time envolvido na gestão. Após o comitê, Armínio Fraga e Gabriel Srour têm discricionariedade de alocação sobre 70% do risco do fundo, enquanto os 30% restantes são divididos entre os três portfolio managers (PMs). A alocação de risco entre os quatro PMs é feita por meritocracia, à medida que um PM apresenta uma sucessão de posições vencedoras ele ganha uma parcela maior de risco e também pode ter a sua posição implementada no book core do Armínio e Gabriel.

Gestão de risco:

A equipe de risco participa ativamente de todos os comitês de investimento e realiza o controle diário das posições através da utilização de um sistema proprietário. O sistema permite que a gestora faça um monitoramento em tempo real, assim como, permite o backtest de diversos cenários de stress. Nos controles, o fundo admite um limite de VaR de 15% em três dias.

Posições:

Em julho, o fundo aumentou a posição liquidamente comprada em bolsa global e manteve um portfólio de caráter mais relativo em moedas e juros globais. Em termos de atribuição de performance, os principais ganhos do mês vieram de posições compradas em bolsa global e posições relativas compradas em moedas de países desenvolvidos e vendidas no Euro. Porém, estratégias em juros na América Latina subtraíram retorno.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
X
Cesta de Desenvolvidos x EuroAções Brasil e Int’lOpções, Futuros
Referência: 31/07/2022


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/07/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares