Real Investor FIC FIA: alpha, alpha e… alpha

Compartilhe o post:

Não é novidade para ninguém que o mercado não é chegado às incertezas. Como se não bastassem as incertezas domésticas, o Brasil ainda conta com um grau relevante de sensibilidade às turbulências internacionais. 

A contaminação do mercado por incertezas políticas, econômicas e geopolíticas podem ser vistas como um fardo de país emergente ou, por vezes, como um vetor de oportunidades para capturar as distorções de preços geradas pelo medo excessivo.

Nesse sentido, aproveito para pegar emprestado uma citação de Warren Buffett trazida pelo time da Real Investor em sua carta de julho/2020, enquanto navegávamos pelas incertezas da pandemia:

“Olhe para as flutuações do mercado mais como um amigo do que um inimigo; lucre com as tolices ao invés de participar delas”

As flutuações a que Buffett se refere na citação podem ser geradas, justamente, por um medo em relação ao próximo mandato político, à possibilidade de recessão nos Estados Unidos ou pelo desfecho de uma guerra, por exemplo. 

Independente de quanto tempo leve para o mercado retomar seu fôlego otimista, uma coisa é certa: nada dura para sempre. Além disso, historicamente vemos um outro imperativo no mercado, que é o fato dos preços das ações, no longo prazo, acompanharem a evolução dos seus lucros. 

Com isso, em um cenário de incertezas, preços descontados e histórico de P/L da bolsa em mínimas históricas, nada melhor do que selecionar bons gestores para capturarem essas oportunidades. Existem gestores que já carregam a filosofia do “investimento de valor” de forma disciplinada há anos e com histórico comprovado de geração de alpha. Um deles é Cesar Paiva, fundador da Real Investor e gestor responsável pela estratégia long only da casa.

Do aeromodelismo a um dos gestores de ações mais consistentes do Brasil

Apaixonado por ações e pela filosofia de “Value Investing” desde novo, César Paiva montou um clube de investimentos para gerir seu dinheiro, de sua família e amigos próximos. No pós-crise de 2008, o clube teve uma performance excepcional e expandiu o patrimônio líquido sob gestão. Posteriormente, por conta de mudanças na legislação, o clube foi transformado em fundo e permanece de pé até hoje, contando com um histórico relativamente longo de 10 anos. 

O início da carreira de César Paiva foi dentro do universo do aeromodelismo, o que ele acabou não levando adiante mesmo tendo se tornado campeão brasileiro em determinado ponto. Apesar de não ter seguido a carreira de aeromodelista, César, junto com seu time, conseguiu garantir que seu fundo decolaria e carregaria um dos históricos mais consistentes dentro da categoria dos fundos brasileiros long only (aqueles que buscam carregar apenas posições compradas em ações). 

Atualmente, a Real Investor faz a gestão de mais de R$ 3 bilhões e, além do César, o time conta com mais 13 pessoas na gestão de ações e multimercados. A equipe de investimentos é dividida em quatro “células” que cobrem determinados setores e cada uma tem um responsável, o que aumenta a eficiência na troca de informações entre os analistas e o César. 

Estratégia Real Investor FIC FIA – BDR Nível I

A paixão de César pela filosofia e prática do Value Investing, que tem como um dos principais “símbolos” e praticantes o investidor, empresário e filantropo norte-americano Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, é um dos norteadores de toda a estratégia de seu fundo long only

De maneira superficial, o Value Investing, ou investimento de valor, busca investir em negócios que estão com preço descontado em relação ao seu valor intrínseco. Dado que a cotação das ações são meros números na tela de um computador e são fruto da oferta e demanda, momentos de medo ou euforia podem fazer com que o preço de negociação não seja o seu valor justo, abrindo oportunidades de comprar empresas por valores descontados. Além de gerar um maior potencial de retorno, virar sócio de empresas descontadas garante maior margem de segurança, pois assumimos uma maior assimetria positiva que negativa, dado que o preço já está descontado e o espaço para cair ainda mais é reduzido.

Seguindo essa filosofia, que inevitavelmente teve que ser reduzida a um parágrafo neste relatório, o Real Investor FIC FIA – BDR Nível I busca investir em empresas brasileiras com bom histórico e perspectivas, rentáveis em relação ao capital empregado, pouco endividadas e com bom time de gestão à frente do negócio. A expressão “virar sócio”, aqui, não é por acaso: o time busca comprar empresas com a cabeça de longo prazo, então é importante entrar no fundo alinhado com um longo horizonte de investimento para ser premiado com a maturação das teses que o fundo carrega, que giram em torno de 20 ações em carteira.

Apesar de ter o sufixo “BDR Nível I”, o fundo é focado em ações brasileiras e esse detalhe é para dar maior liberdade ao time de gestão caso enxerguem alguma oportunidade em empresas listadas no exterior.

O time segue um processo que já é praticado há mais de 10 anos, no qual o analista segue um checklist específico para analisar a empresa e não deixar passar nenhum ponto importante sobre o case. Indo além desse processo, sempre há um analista que atua como contraponto ao caso apresentado. Ao estressar ao máximo a tese, acabam gerando mais robustez na tomada de decisão e evitam potenciais vieses de um único analista.

Alpha, alpha e… alpha

Na indústria brasileira de fundos, é raro encontrarmos gestores com um longo histórico de atuação e isso é ainda mais importante para gestão de ações, pois muitas vezes as teses dos fundos demoram a maturar, levando tempo para colher os grandes frutos do ganho de capital. 

Além de ser difícil encontrar fundos com histórico tão longo, é mais difícil ainda encontrar fundos com histórico longo e consistente de geração de alpha. Quando usamos essa terminologia, ela serve para indicar a geração de retorno acima de um benchmark, como o Ibovespa, o mais comum para os fundos de ações long only no Brasil. Sendo assim, a consistente geração de alpha do fundo significa que – ao longo dos seus 10 anos de existência – superou o Ibovespa de forma considerável e acima da média dos pares na categoria.

Por exemplo, desde sua criação, em 2012, o fundo entregou uma rentabilidade de aproximadamente 329,8% enquanto o Ibovespa, benchmark do fundo, rendeu 65,1%*

Quando fazemos uma análise mais detalhada de janelas móveis de 5 anos, período mínimo que acreditamos ser o ideal para avaliar um FIA, o fundo entregou, em média, 188,23%, com retorno mínimo de 44,12% e máximo de 442,1%. A forma de interpretar as janelas é: avaliando uma janela de 5 anos a partir de qualquer data de existência do fundo, em média os resultados são os destacados acima. Além disso, o Sharpe do fundo figura entre os melhores da categoria nos últimos 5 anos. 

Vale destacar que retorno passado não é garantia de retorno futuro, contudo, com um histórico tão longo é possível ter ideia da capacidade do time da Real Investor de selecionar bons negócios e gerar para seus cotistas.

*referência: 09/08/2022

Uma recomendação para você

Toda recomendação de fundo de investimento passa por dois prismas, um da oportunidade existente e outro da qualificação técnica, experiência e entrega do time.

No atual contexto, formado por uma confluência de fatores negativos e vetores de risco, os gestores de ações têm enxergado verdadeiras oportunidades na bolsa brasileira, coisa que presenciaram poucas vezes de forma latente nas últimas décadas.

Quando olhamos para o múltiplo P/L da bolsa brasileira, ela está em seu menor nível e bem distante da média histórica de 11.2. Esse indicador, que é um dos mais usados na análise fundamentalista, nos mostra que os preços estão amassados em relação às projeções de lucro por ação forward das empresas da bolsa. Além disso, tudo indica que chegamos ao final do atual ciclo de política monetária e possivelmente no ano que vem começaremos a ter uma redução da meta de juros, o que puxaria a bolsa para cima. 

Como de um lado temos um conjunto de oportunidades, nada mais justo do que selecionar César Paiva e seu time da Real Investor para estar à frente da escolha de boas empresas para o portfólio e compor, com maestria, a parcela de ações de sua carteira. O longo histórico de atuação, a disciplina em relação à filosofia de investimento de valor e a geração de alpha histórico justificam essa escolha. 

Como o medo e a incerteza acabam gerando oportunidades, acreditamos que o momento é oportuno para ter um gestor de ações excepcional na carteira para coletar as recompensas dadas pelo mercado àqueles que têm cabeça e posicionamento de longo prazo.

Faça sua aplicação no Real Investor FIC FIA – BDR Nível I aqui


Este documento é distribuído pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”), estando em conformidade com a Instrução CVM nº 598/2018 (“ICVM 598”). O(s) analista(s) de valores mobiliários Matheus da Costa Lamah - CNPI EM 2895 é(são) o(s) signatário(s) da(s) análise(s) descrita(s) no presente documento e se declara(m) inteiramente responsável(is) pelas informações e afirmações contidas neste material. O(s) analista(s) envolvidos na elaboração deste documento declara(m) que as recomendações eventualmente contidas no relatório refletem única e exclusivamente sua opinião pessoal sobre o(s) ativo(s) analisado(s) e foi(ram) elaborado(s) de forma independente, inclusive em relação à Órama. 

Parte da remuneração do(s) analista(s) é proveniente dos lucros da Órama como um todo e, consequentemente, das receitas oriundas de transações realizadas pela Órama. A Órama pode ter atuado como instituição intermediária e/ou participante de oferta pública de valores mobiliários de emissão de uma ou mais [companhias/fundos] citadas neste relatório nos últimos 12 meses. Todas as informações utilizadas na(s) análise(s) contida(s) neste documento foram redigidas com base em informações públicas de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações contidas no presente documento não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, a Órama e o(s) seu(s) analista(s) não respondem por sua veracidade. As informações contidas no presente documento têm propósito meramente informativo, não se constituindo em uma oferta de compra ou de venda de qualquer ativo. As informações, opiniões, estimativas e projeções eventualmente contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. Ainda, as opiniões a respeito de compra, venda ou manutenção dos ativos objeto ou a ponderação de tais ativos numa carteira teórica expressam o melhor julgamento do(s) analista(s) responsável(is) por sua elaboração, porém não devem ser entendidos por investidores como recomendação para uma efetiva tomada de decisão ou realização de negócios de qualquer natureza. 

Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades pessoais de um investidor em específico, não possuindo qualquer vinculação com o perfil do investidor (suitability) e não devendo ser considerado para este fim. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, a Órama aconselha que o investidor entre em contato com o seu assessor para orientação financeira com base em suas características e objetivos pessoais, bem como recomenda o preenchimento do seu perfil de investidor. Operações com o(s) ativo(s) objeto das análises podem não ser adequadas ao perfil do investidor. Rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. As projeções eventualmente constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) analista(s) envolvido(s) na elaboração deste material serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, dentre outras condições, podem afetar o desempenho do(s) ativo(s) objeto da análise deste documento. Fica proibida a reprodução ou redistribuição deste material para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares