Aspas dos Gestores FIIs – 2º trimestre de 2022

Compartilhe o post:

No Aspas dos Gestores FIIs abrimos espaço para gestores de Fundos Imobiliários apresentarem suas visões e perspectivas sobre essa classe de ativos diante do cenário macroeconômico atual.

Panorama Trimestral

A inflação seguiu como protagonista do 2º trimestre de 2022. No período, tivemos dois aumentos consecutivos da Taxa Selic. Além disso, na última reunião do Copom, no início de Agosto/22, a decisão foi por mais uma subida na taxa básica de juros, atingindo 13,75%a.a. –  nível mais alto desde 2017. Entretanto, a sinalização do Banco Central é de que devemos estar nos aproximando do fim do ciclo de aperto monetário. 

Outro acontecimento importante foi a adoção de medidas pelo governo para redução dos impostos sobre bens e serviços essenciais e redução do preço da gasolina. Diante disso, tivemos uma deflação pontual no mês de julho, sendo a menor taxa mensal desde 1980. Ainda assim, observamos um IPCA acumulado nos últimos 12 meses em dois dígitos, se mantendo acima de 10%. 

Importante ressaltar que tal movimento impacta diretamente os rendimentos dos FIIs de CRIs indexados à inflação.  Apesar da maioria dos investidores olhar exclusivamente para os dividendos distribuídos, devemos concordar que uma inflação em patamares elevados não é benéfica para economia como um todo, além de trazer riscos de crédito adicionais para essas carteiras. 

Em paralelo, vale destacar que seguimos com riscos fiscais altos, atrelados ao cenário eleitoral, além da persistência de pressões inflacionárias globais. Isto posto, é possível que sigamos com uma Taxa Selic em níveis elevados por um período mais longo do que inicialmente era esperado. 

Mercado de FIIs

No mercado de FIIs, tivemos o fim de uma discussão que vinha gerando insegurança aos investidores. A CVM se manifestou quanto ao entendimento que havia tido sobre distribuição por regime de competência vs. caixa do FII MXRF11. A autarquia voltou atrás e confirmou a regularidade do tratamento contábil dado à distribuição do lucro caixa (de acordo com a Lei nº 8.668/93). Além disso, a CVM orientou o administrador do fundo a promover aprimoramentos que assegurem aos investidores clareza quanto aos rendimentos. Acreditamos que essa discussão seja de extrema importância para o mercado, visando a padronização na forma de apuração de resultados dos FIIs, que atualmente ainda gera diferentes interpretações.

Diante de todo esse cenário, o IFIX fechou o 2T22 com um retorno levemente positivo de 0,56%. No ano, o índice acumula queda de 0,33%. Vale destacar que o mercado de FIIs negocia com um desconto médio acima de 10% sobre o valor patrimonial. Por tal motivo, entendemos que o momento atual se mostra bastante favorável para alocação em oportunidades com descontos expressivos e carteiras de qualidade. 

Para o mercado primário, o contexto atual traz desafios, o que se reflete em um volume de ofertas menor do que havíamos tido em 2021. Entretanto, o número de investidores segue crescendo mês a mês, e a liquidez no mercado secundário se mantêm em patamares próximos ao que tivemos nos últimos 2 anos.

É importante reforçar que esta classe de ativos apresenta vantagens interessantes para a carteira dos investidores, sendo elas: isenção de Imposto de Renda sobre dividendos; exposição ao mercado imobiliário através de investimentos iniciais baixos e com liquidez; proteção natural contra inflação; menor volatilidade quando comparado ao mercado de ações.

*até junho/ Fonte: B3
*até junho/ Fonte: B3

Considerando o contexto apresentado, neste relatório abrimos espaço para que os principais gestores de FIIs descrevam de maneira detalhada sobre os desafios enfrentados no 2º trimestre de 2022, suas expectativas para os próximos meses no que se trata do mercado de fundos imobiliários e os potenciais impactos deste novo cenário macroeconômico para classe de ativos.

O documento abaixo traz os comentários dos gestores, em ordem alfabética. Além disso o relatório possibilita a navegação através do Sumário, selecionando o nome da gestora que desejar.

Mais informações

É importante frisar que a Órama não se responsabiliza pelo teor dos comentários, nem pela precisão dos dados apresentados pelos gestores dos fundos.

Confira também a nossas seleções e recomendações de FIIs.

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A. em conjunto com os gestores.  O presente documento tem propósito meramente informativo não constituindo em uma oferta de compra ou de venda de qualquer ativo. As informações aqui contidas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades pessoais de um investidor em específico. Este material não é uma recomendação de produtos e não pode ser considerado como tal, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, aconselhamos que o investidor entre em contato com seu assessor para orientação financeira com base em suas características e objetivos pessoais. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Fica proibida a reprodução ou redistribuição deste material para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. As informações deste material estão atualizadas até 08/08/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares