Aspas dos Gestores – Agosto de 2022

Compartilhe o post:

O research de fundos de investimento reuniu no Aspas dos Gestores de julho o comentário de 117 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de julho e as perspectivas para o mês de agosto.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Para entender como a visão da sua gestora favorita mudou ao longo dos meses, basta conferir os relatórios anteriores aqui.

Panorama Geral:

Em julho, a inflação foi protagonista. No Brasil, de acordo com nossas projeçõesteremos pontualmente um mês de deflação, em função das medidas de diminuição de impostos sobre bens e serviços essenciais e redução do preço da gasolina. Por isso, os resultados dos investimentos atrelados ao IPCA serão afetados no mês. Ao mesmo tempo, a percepção de aumento de risco fiscal, acentuada com a aprovação da PEC dos Benefícios, movimentou as curvas de juros. Os futuros de DI bateram suas máximas desde 2016, chegando ao patamar de 13,925% para o vencimento de 2023.

No exterior, a alta nos preços também é uma preocupação e os bancos centrais continuaram a elevar seus juros. Nos EUA, o Comitê de Política Monetária subiu sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual. Já na Europa, o BCE elevou em 0,5 ponto percentual, o primeiro aumento de juros desde 2011.

O mês foi marcado pela grande volatilidade em Wall Street. Contudo, as bolsas americanas devem encerrar em alta, recuperando parte das perdas de junho. Ao mesmo tempo, o ouro e o petróleo acumulam quedas firmes. O dólar deve fechar mais um mês de valorização.

A combinação da volatilidade no exterior com a conjuntura política e econômica nacional, deteve o Ibovespa. O índice operou abaixo da marca dos 100 mil pontos, no entanto, está no caminho para fechar em terreno positivo. 

As criptomoedas recuperaram o fôlego, a partir de meados do mês. O Bitcoin disparou em torno de 20%.

Para agosto, no campo da política monetária, esperamos uma nova alta do Copom, de 0,5 p.p, elevando a Selic para 13,75% e encerrando o ciclo nesse nível. 

No âmbito eleitoral, teremos o retorno aos trabalhos no Congresso Nacional na virada do mês e fim do período para a realização das Convenções Partidárias no dia 5. A partir do dia 16, já com os nomes dos candidatos devidamente registrados no TSE, as campanhas se iniciam de fato e a realização de propaganda política é permitida. O horário eleitoral obrigatório começa no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro.  

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares