O que é recessão técnica? Entenda as limitações desse conceito

Compartilhe o post:

ÓRAMA MACRO – Recessão técnica 02.08.2022


O que é recessão técnica?

Com uma virada de chave forte na política monetária e uma atividade econômica contraindo, as discussões sobre uma eventual recessão nos EUA  ganharam as manchetes dos jornais.

Nesse momento precisamos tomar cuidado com simplificações sobre fenômenos importantes, dentre eles o conceito equivocado de “recessão técnica”. Essa é a ideia de que uma recessão se caracterizaria apenas por dois trimestres consecutivos de queda do PIB na variação marginal, utilizando a série ajustada sazonalmente.

O papel do National Bureau of Economic Research (NBER)

O National Bureau of Economic Research (NBER) define formalmente o que é recessão nos EUA. O NBER é uma organização sem fins lucrativos responsável por datar início e término para recessões nos Estados Unidos. De acordo com eles: 

“Uma recessão é um declínio significativo da atividade econômica espalhada pela economia, durando muitos meses, normalmente visível no PIB real, renda real, emprego, produção industrial e vendas no atacado-varejo.”[1]

Para Martin Feldstein, que foi presidente do NBER: 

“A economia é classificada como em recessão somente se houver uma desaceleração generalizada da atividade econômica que acarrete um declínio geral no emprego, produção, renda pessoal e vendas totais da manufatura e do comércio. Essa desaceleração deve ser profunda o suficiente ou longa o suficiente para ser classificada como “significativa e substancial”

Embora uma recessão geralmente seja acompanhada de queda no PIB, a definição de “dois trimestres de PIB negativos” não é oficial. Outro ponto igualmente relevante é que essa avaliação sobre dois trimestres em queda é feita em cima da série de PIB ajustada sazonalmente. Dessa forma, o ajuste sazonal, a cada ponto adicionado, refaz toda a série anterior. Assim, não é raro observar um número negativo virando positivo ou vice-versa.

Em resumo, um PIB negativo pode ser um indicador de inversão no ciclo econômico. Contudo, não suficiente para marcar o início de uma recessão, sendo preciso acompanhar também outros dados sobre a atividade. Dessa forma, só se oficializa uma recessão quando o Comitê de datação de Ciclos Econômicos do NBER assim o fizer. 

O Codace

Assim como o NBER dos Estados Unidos, temos no Brasil o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace) da FGV. O Comitê se reúne de tempos em tempos e, depois que avaliam o comportamento e as perspectivas da economia como um todo, datam os ciclos da economia brasileira.

LINKS

https://www.nber.org/research/business-cycle-dating.

https://portalibre.fgv.br/codace.

[1]  < https://www.econstor.eu/bitstream/10419/166344/1/cesifo-forum-v09-y2008-i4-p74-76.pdf>.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.

Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

Compartilhe o post:

Posts Similares