Estratégia Arrojada – Agosto 2022

Compartilhe o post:

Estratégia Arrojada – Agosto 2022

Em julho, a inflação foi protagonista. No Brasil, de acordo com nossas projeções, teremos pontualmente um mês de deflação, em função das medidas de diminuição de impostos sobre bens e serviços essenciais e redução do preço da gasolina. Por isso, os resultados dos investimentos atrelados ao IPCA serão afetados no mês. Ao mesmo tempo, a percepção de aumento de risco fiscal, acentuada com a aprovação da PEC dos Benefícios, movimentou as curvas de juros. Os futuros de DI bateram suas máximas desde 2016, chegando ao patamar de 13,925% para o vencimento de 2023.

No exterior, a alta nos preços também é uma preocupação e os bancos centrais continuaram a elevar seus juros. Nos EUA, o Comitê de Política Monetária subiu sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual. Já na Europa, o BCE elevou em 0,5 ponto percentual, o primeiro aumento de juros desde 2011.

O mês foi marcado pela grande volatilidade em Wall Street. Contudo, as bolsas americanas devem encerrar em alta, recuperando parte das perdas de junho. Ao mesmo tempo, o ouro e o petróleo acumulam quedas firmes. O dólar deve fechar mais um mês de valorização.

A combinação da volatilidade no exterior com a conjuntura política e econômica nacional, deteve o Ibovespa. O índice operou abaixo da marca dos 100 mil pontos, no entanto, está no caminho para fechar em terreno positivo. 

As criptomoedas recuperaram o fôlego, a partir de meados do mês. O Bitcoin disparou em torno de 20%.

Para agosto, no campo da política monetária, esperamos uma nova alta do Copom, de 0,5 p.p, elevando a Selic para 13,75% e encerrando o ciclo nesse nível. 

No âmbito eleitoral, teremos o retorno aos trabalhos no Congresso Nacional na virada do mês e fim do período para a realização das Convenções Partidárias no dia 5. A partir do dia 16, já com os nomes dos candidatos devidamente registrados no TSE, as campanhas se iniciam de fato e a realização de propaganda política é permitida. O horário eleitoral obrigatório começa no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro.  

O cenário continua prescrevendo cautela nos investimentos. No entanto, vemos que a bolsa brasileira está já muito descontada e que é uma boa oportunidade voltar a ter 20% em ações. Dessa forma, retornamos os 5% para renda variável que, na estratégia de julho, havíamos reduzido. Naquele momento, foi feita a sugestão de uma alocação em liquidez, pois a volta poderia ser rápida. Os fundos multimercado complementam a diversificação. 

Sugestões para o perfil arrojado
CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós20%> CDIÓrama Liquidez FIRF
Riza Daikon FIC FIM CP
Everest High Yield FIC FIM CP (IQ)
CDB Liq Diária, BRK Financeira, 2 anos, 106% CDI, Sem rating
CRI Arena MRV, CDI+2,5%, 22.12.2026
Tesouro Direto SELIC 2027
Renda fixa pré13%14,00%CDB BRK Financeira, 4 anos, 15,92%, Sem rating
CDB Banco Master, 5 anos, 16%, Fitch BBB-
Inflação10%IPCA+7,80% a.a.Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP (IQ)
Órama Debêntures Incentivadas FI em Infraestrutura RF
CDB Banco Fibra, 5 anos, IPCA + 7,35%, Fitch BBB+
Debênture Metro Rio (MTRJ19), AA- Fitch, IPCA+8,00%, 15.12.2031
CRI Socicam, IPCA + 7,0%, 06.03.2030
CRI Golden Laguetto, IPCA+6,5%, 21.01.2030
Imobiliário5%16% a.a.Carteira de FIIs (Arrojada)
Multimercado15%CDI+4% a.a.Kapitalo K10 FIQ FIM
Vinland Macro FIC FIM
Absolute Vertex II FIC FIM
COE
Operações Estruturadas
Renda variável20%30% a.a.Órama Tático FIM
Absolute Pace Long Biased FIC FIA
Guepardo Institucional FIC FIA
Trígono Flagship 60 Small Caps FIC FIA (ESG)
Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado FIC FIA (IQ)
Trígono Icatu 100 FIA Prev (ESG)
Carteira Órama de Dividendos
Carteira Órama de Ações
Commodities10%0% a.a.Órama Ouro FIM
Invest. exterior5%10% a.a.IP Participações IPG FIC FIA BDR Nível I
Carteira Órama de BDRs
Criptoativos2%30% a.a.Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIM
QR Blockchain Assets FIM IE (IQ)
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação de produtos e não pode ser considerado como tal. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 27/07/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares