Ânima – Um dos cases de consolidação mais bem executados atinge a maturidade.

Compartilhe o post:

Ânima

EDUCAÇÂO

Um dos cases de consolidação mais bem executados atinge a maturidade

A Ânima completa 1 ano da incorporação da Laureate.

Desde a sua concepção, a Ânima é uma empresa de consolidação do setor educacional, com um mandato de adquirir e operar marcas premium, mantendo assim o apelo regional das suas faculdades. A empresa atinge a maturidade agora em 2021, com a conclusão da aquisição da Laureate. Com esta compra, a Ânima dobra de tamanho, fechando o 1T22 com 242 mil alunos e R$ 1,76 bi de receita no trimestre. A diretoria trabalha agora em atingir as metas de sinergia colocadas no deal. A expectativa é de um ganho anual da ordem de R$ 350 milhões, a ser realizado ao longo dos próximos cinco anos. Deste montante, um terço já foi entregue desde a concretização da união.

Cia. bem posicionada estrategicamente.

O setor educacional sofreu uma mudança drástica com a redução do FIES. Os cursos de faculdades com marcas mais fracas passaram a ser rejeitados, tendo em vista a deterioração no custo/benefício do investimento no diploma. A competição pelo ticket baixo passou a se dar no ambiente do EAD, enquanto as marcas premium seguiram se beneficiando de tickets altos. As duas empresas privadas que melhor se aproveitaram desta dinâmica foram Yduqs e Ânima. Até hoje as empresas que dependiam muito do FIES tem dificuldade em se reinventar, enquanto as de marcas premium seguem com crescimento e tocando a consolidação.

Inspirali é a carta na manga pro valor de mercado da Ânima.

O segmento de medicina tem números completamente diferenciados dos outros. A começar pelo ticket altíssimo – a mensalidade destes cursos fica na casa dos 10 mil reais mensais. Tivemos em 2019 o IPO da Afya, que é especializada em cursos relacionados a medicina. A Afya possui cerca de 5 mil alunos cursando ensino superior em medicina, e mais 20 mil em outros cursos relacionados, com destaque para cursos de residência. No seu IPO a Afya foi avaliada em 1,5 bilhão de dólares. A Ânima é muito bem posicionada neste nicho, tendo quase 11 mil alunos de graduação em medicina. A unidade de cursos de medicina – que já foi segregada societariamente – se chama Inspirali.

O moat da Ânima são as marcas, reconhecidas regionalmente.

Vimos o setor educacional se fragilizar enormemente durante a pandemia, com alta evasão e inadimplência. A Ânima, no entanto, foi das que apresentaram os números mais resilientes, apesar de não ter sequer operação de EAD na época. Atribuímos isto ao nicho premium que a empresa ocupa em seus mercados, posicionamento que vigora desde a criação da empresa, com foco em manutenção da qualidade do ensino no pós aquisição, mas ao mesmo tempo entregando sinergias relevantes ao acionista. Em termos financeiros, a Ânima segue com margem operacional adequada. É importante destacar que o desafio da empresa será integrar as marcas da Laureate e auferir as sinergias, lidando com um nível de endividamento bastante elevado. A Laureate custou à Ânima mais de 4 bilhões de Reais, grande parte das quais foi financiada com aumento do endividamento.

Fonte: RI da empresa

Vamos acompanhar de perto o endividamento.

As despesas financeiras da companhia seguem bastante altas, e a perspectiva é de declínio gradual, conforme a cia. venha quitando organicamente as suas dívidas. Algumas atitudes já foram tomadas nesta direção, como a venda de algumas unidades e a venda de imóveis em arranjos de sale leaseback, em que a cia. aluga os imóveis vendidos para uso. Além disso, a Ânima vendeu a pouco tempo uma fatia 25% da Inspirali para fundo da DNA capital, gestora da família Bueno, controladora da Dasa. Além de redução de dívida, o deal terá também aspecto operacional, onde a Dasa facilitará aos alunos da Inspirali o acesso a oportunidades de experiência prática no grupo – que hoje é o segundo maior operador de hospitais independente do país, com 3.600 leitos. 

fonte: RI da empresa

Confira também a nossa carteira de small caps de julho, onde recomendamos a compra das ações da Ânima.

Invista conosco! Abra a sua conta já.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares