Revisão de PIB – surpresas positivas

Compartilhe o post:

Revisão de PIB

Alteramos nossa projeção de PIB para 1,8% no ano (vindo de 1,6%).

O volume de Serviços de maio surpreendeu ao avançar 0,9% em maio frente a abril, já que a mediana da projeção dos mercados apontava para um crescimento de 0,2%. O setor já cresce 8,4% acima do patamar pré pandemia (fevereiro de 2020), apesar de 2,8% abaixo do ponto mais alto da série (novembro de 2014). Nesse sentido, todas as cinco atividade divulgadas tiveram avanço no mês, com destaque para transportes e serviços prestados as famílias.

Da mesma forma, o mercado de trabalho está mais aquecido do que o anteriormente previsto. A PNAD-contínua de maio registrou desaceleração da taxa de desemprego para 9,8%, abaixo da expectativa de 10,2% e o CAGED divulgou a criação de 277 mil novas vagas de empregos formais no mês, acima da projeção de 192 mil.

Já o resultado de vendas no Varejo de maio surpreenderam negativamente, registrando aumento de 0,1% em relação a abril, em contraste com a projeção de 1%. Por isso, reforçamos a ideia de que o crescimento desse ano será baseado em Serviços.

Perspectivas

Esperamos que o setor de serviços ainda siga com fôlego no curto prazo, refletindo o aumento da renda disponível pelos auxílios fiscais e o corte de impostos. Dessa forma, revisamos a projeção de PIB do segundo trimestre de 2022 de 0,5% para 0,7%.

Por um lado são observados claros vetores contracionistas para o 2º semestre, como a elevada inflação e política monetária restritiva. Por outro lado, a aprovação das medidas de impulso fiscal, como a “PEC dos Benefício” funcionaria como um impulso ao consumo e iria contra o viés recessivo. Essa PEC está em vias de ser aprovada ainda hoje (14/07). Dessa forma, o 3º trimestre deverá vir com estabilidade em relação ao 2º trimestre.

Já para o quarto trimestre esperamos acomodação da atividade, traduzida em recuo de 0,3%.

Por fim, é possível que o IBGE revise o crescimento do 1º trimestre. Isso se traduziria em nova revisão de PIB para cima.


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.

Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interp

Compartilhe o post:

Posts Similares