Setor de laboratórios, como funciona?

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‘Setor de laboratórios, como funciona?’, post de análise da Órama Gestão de Recursos, traz uma explicação sobre a dependência dos laboratórios frente às operadoras de saúde e as perspectivas para o segmento.

Tipos de business do segmento

Os laboratórios possuem dois tipos de operação:

(i) Negócios para clientes (B2C): Possuem estruturas próprias para a realização dos exames

(ii) Negócios para negócios (B2B): Realizam exames para laboratórios parceiros

O crescimento do segmento

Nos últimos anos, observamos uma tendência de aumento de gastos com exames diagnósticos. De 2016 até 2019, o crescimento foi de 27,6%. Por outro lado, em 2020, a redução de processos eletivos impactou os laboratórios. Porém, a volta desses gastos já é observada em 2021 com crescimento de 14% vs 2019.

Em primeiro lugar, é esperado um forte aumento da demanda por exames mais caros no segmento de laboratórios. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os custos de assistência com exames de uma pessoa com mais de 60 anos é 7,5 vezes maior que de uma pessoa mais jovem. Além disso, dados do IBGE mostram um aumento de 143% da população com mais de 60 anos nos próximos 40 anos, passando de 14% para 32% do total.

A consolidação e verticalização do segmento

Ademais, os laboratórios possuem as dinâmicas de consolidação e verticalização, tendo em vista que:

(i) As quatro maiores empresas do segmento são responsáveis por somente 33% do mercado. 

(ii) 55% das vendas dos laboratórios são pagas por planos de saúde.

Por conta disso, os laboratórios possuem baixo poder de barganha frente aos planos de saúde. 

Por fim, com a expansão de companhias verticalizadas no setor de saúde, é pouco atrativo para os laboratórios operarem sozinhos. Dessa forma, fusões e aquisições aparecem como grandes oportunidades para essas companhias. 

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