Relatório de inflação – jun/22

Compartilhe o post:

Relatório de inflação – jun/22

O IPCA de junho registrou alta de 0,67%, abaixo das expectativas da Órama (0,72%) e do consenso de mercado (0,71%). Acumulando, assim, alta de 11,89% em 12 meses.

Todos os nove grupos avançaram no mês. Por um lado, a maior variação (1,67%) veio do grupo Vestuário. Por outro lado, o maior impacto (0,17 p.p.) veio de Alimentação e Bebidas (0,80%), com Alimentação fora do domicílio acelerando (1,26%), sendo esse um subgrupo que representa a categoria de Serviços. O grupo Transportes (0,57%) desacelerou com relação a maio (1,34%), influenciado por combustíveis (-1,2%).

Com relação ao comportamento dos preços em geral, o índice de difusão desacelerou de 72,4% em maio para 66,6% em abril. Já a média dos núcleos acelerou de 9,7% em maio para 10,2% em junho.

Projeção para 2022 e 2023

Para 2022 projetamos o IPCA em 7,5%. As medidas fiscais do governo para combater a inflação desse ano foram o principal motivador dessa revisão, impactando a partir de julho.

Já para 2023, nossa expectativa para o IPCA é de 5,3%.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

Relatório de inflação – jun/22.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares