Aspas dos Gestores – Julho de 2022

Compartilhe o post:

O research de fundos de investimento reuniu no Aspas dos Gestores de julho o comentário de 92 gestores de fundos de investimentos sobre os desafios dos fundos no mês de junho e as perspectivas para o mês de julho.

O documento está ordenado por gestores, em ordem alfabética, e adaptado para navegar até comentário desejado através de um clique no nome da gestora.

Para entender como a visão da sua gestora favorita mudou ao longo dos meses, basta conferir os relatórios anteriores aqui.

Panorama Geral:

Em junho, diversos bancos centrais subiram os juros na tentativa de conter a inflação persistente. No Brasil, o Copom decidiu elevar em 0,5 p.p. a Selic, para 13,25%, e antecipou um novo ajuste para a próxima reunião, em agosto. Enquanto nos EUA, o Comitê de Política Monetária (Fomc) subiu a taxa em 75 pontos-base, maior alta desde 1994. Na Europa, ao mesmo tempo que o BC da Inglaterra promoveu a quinta alta, a Suíça surpreendeu o mercado com a primeira alta desde 2007.

Nesse contexto, a taxa da T-note de 10 anos chegou a 3,49% em meados do mês, antes da decisão do Fed, e caminha para fechar no patamar de 3,25%. Com a aversão ao risco global, o dólar se valorizou frente às principais moedas. Internamente, a taxa de câmbio sobe mais de 10% em junho.

As preocupações crescentes de desaceleração mais acentuada na economia global refletiram no desempenho das commodities e dos principais índices da bolsa de Nova York, que acumulam prejuízos no patamar de 7%. Só o ouro operou na estabilidade. 

Além da aversão ao risco no mundo, a conjuntura política brasileira também pesou sobre o Ibovespa, que chegou a perder o patamar dos 100 mil pontos.

As criptomoedas desabaram. A queda do Bitcoin supera 30% no mês. 

Em julho, o Fomc se reúne novamente e a probabilidade de subir a taxa em 0,75 p.p. é bem alta. Assim, o juro americano já entrará na zona considerada neutra, de 2,25%-2,50%. Na Europa, também haverá reunião do Banco Central Europeu (BCE) para decidir o início do ciclo de alta. 

Congresso e o Executivo continuarão debatendo medidas para baixar o preço dos combustíveis e reduzir a inflação. Ao que tudo indica, agora que o teto do ICMS foi aprovado, o caminho escolhido mudou para transferência direta de renda via PEC dos Combustíveis. Além dessa PEC, já está na pauta a votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os parlamentares precisam aprová-lo para entrarem em recesso formal no dia 17. 

Em seguida, no dia 20 de julho começam as Convenções Partidárias e teremos a primeira etapa da oficialização dos candidatos para as eleições. Seja como for, o mercado vai acompanhar de perto esses eventos que podem trazer volatilidade para os preços dos ativos. 

Confira a lista completa de fundos de investimento disponíveis da Órama.


As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br.

Compartilhe o post:

Posts Similares