Um ano do Órama Tático – Junho 2022

Compartilhe o post:

‘Um ano do Órama Tático”, a carta mensal de junho da Órama Gestão de Recursos, traz uma explicação sobre nossa filosofia e a metodologia desenvolvida para o fundo.

Nosso primeiro fundo ativo de ações Órama Tático completou um ano no dia 30 de junho. Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer nossos cotistas pela confiança. Que esse ano seja o primeiro de muitos dessa parceria! 

Os últimos doze meses foram marcados por um momento difícil para a bolsa. Os conflitos entre a Rússia e Ucrânia pressionaram ainda mais um ambiente com gargalos logísticos e excesso de liquidez. A inflação no Brasil (IPCA) saiu de 8,35% para 11,73% e a Selic foi de 4,25% para 13,25%. Como resultado, a fuga dos investidores em ativos de risco fez com que as bolsas por todo o mundo apresentassem performance negativa.

Em contrapartida acreditamos que a performance relativa do Órama Tático comprova a efetividade da estratégia. Entregamos um retorno 7,7% acima do Ibovespa nos últimos doze meses. Assim, ficamos, não só no primeiro quartil, bem como entre os 10% melhores fundos de renda variável cadastrados na plataforma de investimentos da Órama DTVM. São 396 fundos que possuem um índice de ações brasileiro como índice de referência.

A estratégia do fundo é uma abordagem orientada por dados, integrada por todo o processo de investimentos. Dessa forma, alavancamos os modelos tradicionais e evitamos vieses na tomada de decisão.

A filosofia do Órama Tático

Baseamos nossa filosofia de investimentos em quatro pilares:

  1. Boas teses são baseadas em dados;
  2. Não é possivel prever o futuro;
  3. Juízo de valor não faz parte de nosso processo decisório; e
  4. Estamos em constante desenvolvimento.

Por fim, nossos pilares se transcrevem em um processo de investimentos com quatro etapas principais.

Carta da gestão

Na carta desse mês explicamos não apenas nossa filosofia, como também a metodologia desenvolvida para o fundo Órama Tático. Para ilustrar também mostramos teses que investimentos (ou não) esse ano.

Por fim, reforçamos aqui que estamos abertos a críticas em nossos canais de atendimento.

Esperamos que gostem. Boa leitura!

DISCLAIMER
Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“Órama”), é uma instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários a prestar o serviço de administração de carteira de valores mobiliários, de acordo com o Ato Declaratório no 11.666, de 10 de maio de 2011. As informações aqui contidas são de caráter informativo, bem como não se trata de qualquer tipo de análise ou aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com esses propósitos, nem entendidas como tais. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. LEIA O REGULAMENTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E A LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DOS FUNDOS ANTES DE INVESTIR. 
Compartilhe o post:

Posts Similares