M Dias Branco – Estabilidade e dividendos a um preço bem interessante.

Compartilhe o post:

M Dias Branco

Alimentos e bebidas

Estabilidade e dividendos a um preço bem interessante.

Integração vertical e portfólio diversificado.

A M Dias Branco atua principalmente no segmento de produtos de trigo – desde a farinha até massas e biscoitos. As atividades da empresa começam na importação do grão, em que a MDIA detém ativos de logística portuária próprios para grandes volumes. Entre moinhos e fábricas, a empresa opera 14 unidades industriais, com presença forte na região do nordeste, onde foi fundada, mas também no sudeste, devido à aquisição da Piraquê em 2018. A companhia beneficia o trigo, vendendo um pedaço da produção para a indústria panificadora, e retendo outro pedaço para ser utilizado como insumo nas suas fábricas de massas e biscoitos.

Produtos de alto valor agregado têm maiores margens e menos competição.

Hoje o segmento de biscoitos é o maior gerador de receita da companhia, com 51% das vendas nos últimos doze meses. Todos os produtos são essenciais, tendo em vista conferir a escala necessária à atividade, porém quanto menor o valor agregado, mais caro fica o transporte, e portanto se torna mais importante ter as unidades fabris próximas dos centros consumidores. A companhia atua no setor de consumo, e portanto é altamente dependente de marcas fortes e reconhecidas. É bastante consolidada localmente na região nordeste, mas tem investido bastante na expansão para outras regiões. Destaque ao trabalho que tem sido feito na expansão da marca Piraquê, com a criação de novos produtos e novas categorias.

Ação tem sofrido bastante e diretoria tomou atitudes positivas.

A empresa fez um trabalho muito eficaz de redução das despesas gerais e administrativas ao longo dos últimos trimestres, tendo sido capaz de reduzir bastante esta rubrica. Este trabalho ainda não se refletiu no lucro líquido, principalmente pela situação atual do mercado de trigo mundial. A commodity foi uma das mais afetadas pelo conflito europeu, e seu preço decolou. Por ser o principal insumo da M Dias Branco, a empresa – e a indústria como um todo – se viu forçada a aumentar os preços. Os competidores optaram por repassar menos, e com isso a MDIA teve uma queda substancial de volume ao longo de 2021. A concorrência atualmente já repassou os aumentos, e com isso esperamos ver números melhores para os próximos balanços da M Dias Branco.

Comprar M Dias Branco é estar naturalmente vendido em commodities? Sim. Mas é mais que isso.

Esse nicho de consumo básico, em que se insere a M Dias Branco, é marcado por ticket baixo e uma estabilidade na demanda que é bastante razoável. A empresa tem presença em praticamente todas as faixas de preço, com um Market share dominante em seus principais produtos. A fatia de mercado da M Dias Branco em biscoitos e de massas é na casa dos 30%. Os 5 maiores players nestes mercados detém cerca de 65% das vendas – a competição pode ser considerada branda.

Por ser uma indústria de alimentos, a M Dias Branco é bastante exposta aos preços internacionais de soft commodities em geral, e em particular do trigo. Uma alta no preço do trigo geraria compressão de margem, seja por menor lucratividade, seja por menor volume vendido, caso haja o repasse da alta aos preços finais. Em contrapartida, o caráter de necessidade básica que têm os produtos, e a concorrência razoavelmente amena, trazem ampla capacidade de manejar estes repasses de preço para o consumidor sem grandes problemas. A empresa faz ainda hedge físico da commodity, tendo estoque para 4 meses de consumo regularmente.

Estabilidade nos números e bons pagamentos de dividendos são as chaves para o investimento na empresa.

Depois da compra da Piraquê, em 2018, a M Dias Branco ficou um bom tempo fora do mercado de M&A, digerindo aquela aquisição, que foi bem grande. A marca hoje é um dos principais drivers de crescimento da empresa. Este ano, a M Dias Branco voltou às aquisições, comprando a Latinex e a Jasmine. São compras de porte bem menor, mas já sinalizam o retorno do apetite da companhia. A diretoria afirma que não há grandes aquisições no radar neste momento. O crescimento mais gradual é condizente com a maturidade da indústria em que se insere. Dividendos altos também – a companhia aumentou para 60% o payout dos dividendos, tendo aumentado ainda a frequência de pagamentos. Gostamos deste critério mais alto na alocação de capital, mais um sinal positivo da diretoria.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares