Órama Tático FIM

Compartilhe o post:

A Órama foi criada em 2011, com objetivo de democratizar o acesso aos  investimentos.  Sendo uma das pioneiras a oferecer investimento digital no Brasil, começou sua história com a oferta de fundos espelhos e, em 2018,  após 4 anos oferecendo fundos de terceiros, se tornou a plataforma com mais fundos disponíveis para seus clientes.

Para conseguir estar sempre à frente dos movimentos da indústria, avaliava os mercados desenvolvidos e, dessa forma, conseguiu identificar duas tendências claras: a evolução das estratégias quantitativas na gestão ativa e a demanda crescente por estratégias passivas e temáticas. No entanto, foi difícil encontrar essas estratégias para disponibilizar aos clientes da plataforma.

Para suprir essa demanda, veio a decisão de criar uma gestora dentro do grupo. Com um modelo de negócios baseado em tecnologia, a Órama enxergou o diferencial para desenvolver esses produtos, sendo o Órama Tático FIM um deles. O primeiro passo foi a seleção da equipe que combinou destaques internos do grupo e talentos trazidos do mercado que tinham em comum: vivência em áreas de gestão e um forte background de programação.

Time de gestão e análise:

Felipe Cunha, o responsável pela gestão dos fundos da casa, iniciou sua carreira na XP Asset, em 2011, e passou pelas áreas de operações, trading e risco. Em 2016, foi para a Órama DTVM, sendo responsável pela distribuição de renda fixa e criação da mesa de crédito privado, onde ficou por dois anos e meio até assumir, no final de 2018, a gestão dos fundos de investimento.

Mariana Rocha, co-gestora dos fundos de renda variável, iniciou sua carreira na Fitch Ratings em 2012 e passou pelas áreas de análise e gestão de renda variável da Petros. 

A equipe de renda variável ainda é composta por mais dois profissionais, sendo um focado em desenvolvimentos relacionados a research e o segundo focado em otimizações para trading e sistemas de análise de dados. Ambos possuem experiência no mercado financeiro com passagens por empresas como Órama DTVM e Ativa. Vale ressaltar também a presença do time de gestão e análise de crédito, que apesar de ser independente, possui bastante sinergia e compartilhamento de informações com a equipe de renda variável.

Estratégia Órama Tático:

O Órama Tático FIM é um fundo multimercado com foco em renda variável e tributação de fundo de ações. O fundo sofreu uma alteração em sua estratégia em junho de 2021, quando foi iniciada a gestão atual. É classificado como Valor Plus, ou seja, busca retornos absolutos no longo prazo com uma carteira comprada de ações podendo utilizar também derivativos para se posicionar de forma vendida para proteção da carteira.

Processo decisório:

O processo de investimentos do Órama Tático FIM é baseado em análise com viés quantitativo. A metodologia de alocação combina quatro etapas: (i) modelos quantitativos que filtram o universo de cobertura com base na qualidade das companhias; (ii) modelos de valuation que definem uma matriz de preços alvos para cada companhia; (iii) sistemas de ciência de dados para avaliação macro e setorial; e (iv) sistemas quantitativos de análise fatorial.

Gestão de risco:

Os controles de risco de mercado do fundo são baseados no cálculo do VaR (Value at Risk). Já os controles de liquidez são baseados na concentração de passivo e a matriz de resgates da Anbima com a adição de cenários de stress. O fundo tem limitações de concentração para setores e ativos, além de manter a exposição líquida entre 70% e 130%.

Posições:

Em relação à exposição do Órama Tático, os principais setores em carteira são: Financeiro, Energia, Materiais Básicos e Utilidades, entre outros. Especificamente sobre as ações carregadas pelo fundo, as maiores posição são Itaú Unibanco (ITUB4), Vale (VALE3), Multiplan (MULT3), Sabesp (SBSP3) e Minerva (BEEF3). Uma das teses centrais da estratégia é a de Petróleo, então o fundo carrega posições em um ‘pool’ de papéis ligadas ao setor, como 3R e Chevron.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XX
LFTAções BrasilOpções, Futuros
Referência: 31/05/2022


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/05/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares