Norte Long Bias FIC FIM

Compartilhe o post:


A Norte Asset Management é uma gestora independente focada na gestão de fundos de renda variável. Sediada em São Paulo, idealizada por Gustavo Salomão, a empresa foi fundada em 2020. Atualmente, a Norte faz gestão de aproximadamente R$ 838 milhões (dados obtidos através do Quantum), sendo o fundo Norte Long Bias FIC FIM o carro-chefe.

Time de gestão e análise:

Gustavo Salomão é sócio fundador e gestor responsável pelos fundos da Norte. Salomão possui 27 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou sua carreira em 1994 como trainee do Citibank e em 1995 foi para o Banco Garantia, onde permaneceu por 21 anos nas mesas de operações proprietárias. Após desenvolver sua carreira em renda variável, tornou-se o líder do time da mesa de Bolsa e assumiu também a Tesouraria do Credit Suisse. Além disso, foi Diretor estatutário e membro do Board Executivo do Credit Suisse Brasil por cerca de 10 anos. Após sair do banco passou a investir em venture capital e virou sócio da QMS Capital em 2018, onde ficou até julho de 2020, quando decidiu fundar a Norte Asset Management.

Rafael Furlan é sócio fundador e líder do time de análise da gestora, possui 15 anos de experiência na indústria de investimentos. Iniciou sua carreira em 2007 no HSBC Global Asset Management na área de alocação em gestoras terceiras, onde exerceu a posição de analista e gestor de fundos exclusivos. Ainda no HSBC Asset foi por 4 anos analista de ações, passando mais um ano na Bradesco Asset Management. Foi um dos fundadores da Miles Capital em 2017 sendo co-gestor e líder do time de análise até sair para fundar a Norte Asset Management, onde assume as mesmas funções, sendo também responsável pelos setores de consumo & varejo, alimentos & bebidas, agrobusiness, construção & shoppings e tecnologia & software.

A equipe da Norte é composta por 24 profissionais, incluindo os citados anteriormente. No time de gestão são dez analistas setoriais, um analista macro e dois traders. A maioria do time possui vasta experiência no mercado financeiro, com passagens por empresas como HSBC, Bradesco Asset Management, BNP, Citibank, Goldman Sachs, Ibiúna, Itaú Asset, entre outros.

Estratégia Norte Long Bias:

O Norte Long Bias FIC FIM é um fundo de ações que segue uma filosofia fundamentalista e aplica em sua carteira diversas estratégias, cuja principal é a long bias, que busca gerar retorno absoluto acima do IPCA + Yield IMA-B, utilizando proteção em suas carteiras e posições táticas mais oportunistas. O produto possui um mandato completo, podendo investir desde ações a ativos de renda fixa. Seu horizonte de investimento é de longo prazo e sua filosofia de investimentos prioriza companhias com balanço sólido, vantagens competitivas duradouras e times de gestão com excelência comprovada. Vale destacar que a construção do portfólio não leva em consideração apenas fatores micro, os fatores macroeconômicos também influenciam a dimensão e direção das posições.

A gestora tem a expertise e se sente confortável em efetuar operações vendidas, em que se ganha com a desvalorização de determinada ação. Ocasionalmente, podem estar posicionados em ativos globais, principalmente Estados Unidos e América Latina. Sendo um produto que pode operar em todas as direções do mercado, o mesmo possui uma exposição bruta que navega de 140 a 190% e uma exposição líquida média de 70%.

Processo decisório:

O processo decisório ocorre de forma consensual em debates realizados em comitês de investimentos formados por toda equipe de gestão, em que são apresentados os casos para Salomão e Furlan. São levadas ao comitê empresas que estejam sendo negociadas abaixo do valor intrínseco de mercado, não alavancadas e com robustez para superar eventuais crises no longo prazo, assim como casos mais momentâneos captando distorções pontuais do mercado.

Gestão de risco:

Por ser uma estratégia que pode ter operações vendidas em portfólio, é imprescindível a atenção sob o controle de risco da gestão. Neste aspecto, a gestora utiliza diversas métricas, além de stops para a mitigação do risco. Além disso, 100% do portfólio deve poder ser liquidado no prazo de 30 dias corridos.

O fundo possui limitações gerenciais de concentração por setor de 30%. Além disso, posições cuja convicção é exacerbada, geralmente, são de 7 a 10%. Para os papéis com uma convicção mediana, 4 a 7% e aqueles com menor convicção, de 2 a 4%. Adicionalmente, possuem métricas acerca da liquidez e tamanho das posições de forma a evitar futuras complicações neste quesito.

Posições:

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
CaixaAções Brasil e Exterior (BDR)Opções, Futuros
Referência: 31/05/2022


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/05/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares