Relatório de inflação – maio/22

Compartilhe o post:

Relatório de inflação – maio/22:

O IPCA de maio registrou alta de 0,47%, abaixo das expectativas da Órama (0,50%) e do consenso de mercado (0,60%). Assim, acumulando alta de 11,73% em 12 meses.

Dentre os nove grupos, oito avançaram no mês. Dessa forma, a maior variação (2,11%) e o maior impacto (0,30 p.p.) vieram dos Transportes. Tal alta foi puxada, principalmente, pelo aumento dos preços das passagens aéreas. Por outro lado, a queda na Habitação (1,70%) contribuiu com -0,26 p.p. para o total do mês e refletiu o recuo da energia elétrica (-7,95%). Desde 16/04 passou a vigorar a bandeira verde no lugar da bandeira Escassez Hídrica.

Com relação ao comportamento dos preços em geral: o índice de difusão desacelerou de 78,25% em abril para 72,4% em abril. Já o índice de difusão ex alimentos segue em 78%.

Projeção para 2022

Seguimos com a projeção do IPCA para o fim de 2022 de 9,2%. Esse resultado corroborou nossa hipótese de que o pico inflacionário foi atingido em abril. De toda forma, a composição da pressão inflacionária está bastante disseminada ainda entre seus itens. Projetamos o IPCA de 2023 em 4,6%.

Por fim, cabe ressaltar que uma eventual aprovação das medidas inseridas na PLP 18, sobre limitação do ICMS sobre combustíveis, em análise no Congresso Nacional, deverá provocar impacto favorável em torno de 190 pontos no IPCA de 2022. Por outro lado, impacto altista para 2023.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

Relatório de inflação – maio/22.

IPCA, Meta de Inflação

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares