Relatório PIB -1º Trimestre de 2022


COMENTÁRIO

O PIB do 1º trimestre de 2022 avançou 1,0%, abaixo das expectativas da Órama e do mercado (1,2%). Com relação ao mesmo trimestre de 2021, o crescimento foi de 1,7%, com alta de 4,7% no acumulado em 4 trimestres.

Sob a ótica da oferta, a principal surpresa do PIB veio na Agropecuária, que apresentou recuo de -0,9%, reflexo de contribuições negativas da soja. Por outro lado, Serviços avançou 1% com destaque para Outros serviços (2,2%), Transporte, armazenagem e correio (2,1%) e Comércio (1,6%). A abertura da economia com o retorno de serviços presenciais impulsionaram essas atividades. Ao passo que a Indústria apresentou relativa estabilidade (0,1%), como esperávamos. Eletricidade e gás, água e esgoto foram destaque, com alta de 6,6%, seguido pelas indústrias de transformação e construção. Destaque negativo para as indústrias extrativas, com queda de 3,4%.

Sob a ótica da demanda, o Consumo das Famílias (0,7%) apresentou modesto crescimento. A Formação Bruta de Capital Fixo recuou 3,5%, o que nos chama atenção para queda dos Investimentos. Já o Consumo do Governo apresentou estabilidade (0,1%).

De modo geral, foi um resultado positivo para o trimestre, apesar de vir abaixo das expectativas. A composição do crescimento é ainda sensível, com algumas atividades já crescendo acima do pré-pandemia, mas outras ainda abaixo.

A combinação da reabertura da economia, com um mercado de trabalho mais aquecido foi o lado positivo. Todavia, a inflação elevada, bem como a política monetária mais restritiva, parece ter afetado o comportamento da demanda e tende a piorar para o segundo semestre.

Seguimos esperando que a atividade econômica siga aquecida no curto prazo, refletindo a abertura da economia e as medidas de estímulos adotadas pelo governo.

Para 2022, a projeção da Órama segue em 1,3%.

Para ver as outras projeções macroeconômicas, acesse o Painel 15.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia

GRÁFICOS

Este relatório foi elaborado pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1o na Resolução CVM 20/2021. As informações contidas neste relatório têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste relatório serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. As informações deste relatório estão atualizadas até 02/06/2022.

Posts Similares