Estratégia Moderada – Junho 2022

Sugestões para o perfil moderado

Em maio, com a contínua pressão inflacionária, o Banco Central (BC) elevou a Selic para 12,75%, dando sinais de mais um aumento na próxima reunião, em meados de junho. Os juros futuros voltaram a subir, na esteira da divulgação da inflação no exterior e do IPCA-15. 

O Banco Central americano (Fed) aumentou a taxa de juros em 0,5% e sinalizou que mais aumentos virão. Esse movimento contribuiu com a queda do ouro, visto que investidores trocam sua reserva nas commodities pelos rendimentos dos títulos do Tesouro americano. A taxa da T-note de 10 anos, que chegou a bater 3,12% no início do mês, caminha para fechar no patamar de 2,75%.

A Guerra da Ucrânia, que já se estende por três meses, e as incertezas acerca da Covid-19 na China reduziram o apetite por risco dos investidores globais. Reagindo a esses vetores negativos, as bolsas ao redor do mundo registraram um mês de alta volatilidade.

No Brasil, apesar da aversão ao risco no exterior, dos atritos recorrentes entre o Executivo e o Judiciário e das medidas que podem exceder o teto de gastos, o Ibovespa vem se mantendo em campo positivo. Esses movimentos beneficiam os multimercados, que conseguem aproveitar as oportunidades de curto prazo. 

Em junho, teremos nova rodada de alta de juros. Aqui, o Comitê de Política Monetária do BC deve elevar a Selic para 13,25%. Esperamos que seja a última alta do ciclo. Todavia, aguardamos o comunicado após a reunião, a ata e declarações dos dirigentes com mais sinalizações sobre os próximos passos. 

Nos EUA, os agentes contabilizam alta probabilidade de o Fed elevar a taxa em 0,5 ponto percentual. Assim, a taxa básica de juros americana ficará entre 1,25% e 1,50%.

O quadro econômico global e a conjuntura política prescrevem cautela. Por isso, mantivemos a alocação com concentração em renda fixa, que segue com uma relação risco x retorno muito atraente. Os fundos multimercado macro complementam a estratégia de diversificação.

Você também pode acompanhar nossas atualizações dos principais indicadores macroeconômicos por aqui.

Estratégia Moderada

CLASSES DE ATIVOS%TARGET ESPERADO (12 meses)EXEMPLOS DE ATIVOS
Renda fixa pós25%> CDIÓrama Liquidez FIRF
Riza Daikon FIC FIM CP
CDB Liq Diária, BRK Financeira, 2 anos, 106% CDI, Sem rating
CDB Pernambucanas Financiadora, 3 anos, 119% CDI, Sem rating
CDB BRK Financeira, 3 anos, CDI + 2,91%, Sem rating
CRA Minerva, AAA S&P, CDI+2%, 15.05.2026
Renda fixa pré20%12,6%CDB Banco BMG, 2 anos, 14,12%, Fitch A
CDB Banco RNX, 3 anos, 13,75%, Sem rating
Tesouro Direto Tesouro Prefixado 2029
Inflação20%IPCA+5,95% a.a.Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP (IQ)
Órama Debêntures Incentivadas FI em Infraestrutura RF
CDB Banco BMG, 2 anos, IPCA + 7,02%, Fitch A
CRI Tecnisa, A S&P,IPCA+6%, 18.02.2026
Imobiliário5%12,5% a.a.Carteira de FIIs (Moderada)
Multimercado25%CDI+2,5% a.a.Kapitalo K10 FIQ FIM
Ibiuna Hedge FIC FIM
Quantitas Galápagos FIM
Kapitalo K10 Global Icatu Previdenciário FIC FIM
SPX Lancer Plus Icatu Previdência FIC FIM
COE
Commodities5%10%a.a.Órama Ouro FIM
Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação de produtos e não pode ser considerado como tal. A estratégia cima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC Leia a lâmina de Informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama. com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 27/05/2022.

Posts Similares