Riza Daikon FIC FIM CP

Compartilhe o post:


Fundada em 2019 por Daniel Lemos, a Riza Asset é uma gestora de recursos independente que possui diversas estratégias sob gestão. Atualmente, a Riza tem 12 fundos, dentre eles Fundos Imobiliários, Renda Fixa/Crédito Privado e Multimercado, somando R$ 10 bilhões sob gestão, segundo informações da gestora.

Time de gestão e análise:

A Riza possui uma estrutura com seis núcleos de gestão funcionando como pequenas gestoras internamente.

Os núcleos estão divididos entre:

Renda Fixa: voltados para títulos líquidos;

Direct Lending: geração de crédito para empresas em fases pré mercado de capitais;

Securitização: voltado para originação e estruturação de títulos pulverizados, como CRI, CRA e FIDCs;

Agro: atuação em toda cadeia do Agronegócio;

Venture Debt: originação crédito para empresas que têm tecnologia como pilar central do seu negócio;

Real Estate: operações com empresas do segmento imobiliário para otimizar a estrutura de capital com versatilidade, agilidade e geração de valor.

Dependendo do fundo e estratégia, alguns desses núcleos são mais usados que outros na gestão. Na estratégia do Riza Daikon, por exemplo, apenas o núcleo chamado Renda Fixa faz parte da gestão, enquanto outras estratégias podem fazer uso dos cinco núcleos.

Somando todos os seis núcleos de gestão da Riza, a equipe é composta por cerca de 29 profissionais. Cada núcleo citado acima possui um gestor próprio e, junto com ele, os analistas. No caso da estratégia Daikon, são três profissionais envolvidos: o gestor Renato Jerusalmi e mais três analistas. Apesar do Riza Daikon ter um único núcleo de gestão, há constante troca de informações com os demais núcleos de gestão e todos participam do comitê, independente do núcleo. 

Estratégia:

O Riza Daikon FIC FIM CP é um multimercado focado em operações de crédito privado. Com isso, a estratégia de fundo consiste em explorar oportunidades no mercado de ativos mais líquidos High Grade (AA e superiores), High Yield (títulos com risco maior), operações offshore (títulos de empresas brasileiras emitidas no exterior) e em operações estruturadas (CRI, CRA, Debêntures e FIDCs).

Vale destacar que o fundo segue uma série de estratégias para cada tipo de ativo mencionado acima. Por exemplo, teses de fechamento, carrego e alguns títulos que levam até o vencimento. Na tese de fechamento, já compram os títulos que enxergam uma melhora na capacidade creditícia, o que valoriza o ativo. No carrego, desejam levar o título na carteira do fundo, contudo, caso haja uma oportunidade de saída interessante por valorização do ativo, podem vender o título no mercado secundário. Por último, a tese de carregar é autoexplicativa, ficarão com o título até sua data de vencimento.

Processo decisório:

O processo decisório na Riza é feito através de comitês que todos os núcleos de gestão participam. Renato, gestor do núcleo de Renda Fixa, decide se levará ao comitê um ativo para avaliação e todos os sócios analisam e votam para a entrada do ativo em carteira. O comitê tem o poder de vetar se acreditarem que não faz sentido incluir o ativo. Um ponto importante é que os ativos high grade, ou seja, aqueles menos arriscados, não precisam passar pelo comitê, enquanto os high yields precisam.

Gestão de risco:

Na gestão de risco, o principal fator é a proximidade que o time de gestão mantém dos emissores dos títulos e a observância dos níveis de concentração por emissor, que é de, no máximo, 10% por emissor. O time modela dados e o risco de crédito de todas as empresas que carregam em portfólio. Além disso, a Riza mantém um modelo de rating interno para balizar a avaliação dos ativos de forma complementar aos ratings estabelecidos por agências classificadoras de risco externas.

Posições:

Atualmente, a carteira do Riza Daikon é composta por 15% em caixa, 50,8% em ativos High Grade, 15,6% High Yield e 18,5% em crédito estruturado.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XX
CaixaDebênture, FIDC, LF, NP, etc.
Referência: 31/09/2022


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Para acessar análises de outras estratégias, entre neste link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/09/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares