Vinland Macro FIC FIM

Compartilhe o post:

Vinland Macro FIC FIM

Introdução:

A Vinland Capital foi fundada em março de 2018 por André Laport, James Oliveira e outros executivos com longa experiência em instituições financeiras de primeira linha. Com cerca de R$ 8,5 bilhões de patrimônio distribuídos entre os fundos multimercado e ações, a gestão é norteada por uma cultura de preservação de capital, buscando oportunidades em diferentes classes de ativos líquidos, com uma visão que vai do global para o local.

Time de gestão e análise:

André Lapport é co-head do comitê executivo e gestor de book de ações. Tem mais de 28 anos de experiência no mercado e foi o primeiro brasileiro sócio da Goldman Sachs, tendo trabalhado parte da carreira no banco em Nova York e Londres, atuando como operador de ações LATAM. Anteriormente, foi diretor de trading do BNP Fortis Bank em Nova York, gestor de recursos no Safra National Bank e operador de ações no Banco Omega/UBS.

James Oliveira, é co-head do comitê executivo e gestor de Juros e Moedas. Com mais de 28 anos de experiência, iniciou sua carreira no Banco Pactual em 1992. Tornou-se operador de renda fixa em 1994 e sócio e co-head de renda fixa em 1998. Em 2008, foi um dos sócios-fundadores do BTG. A partir de 2009, foi nomeado CEO e CIO do BTG Pactual Asset Management Brazil e LatAm para mercados líquidos (renda fixa, renda variável, crédito e multimercado).

Atuando junto com James e André, a equipe de análise é composta por 19 profissionais, dos quais seis são analistas de ações, quatro de cenário macroeconômico, quatro de juros e dois de moedas, além de três traders. O time carrega passagens por casas como BTG Pactual, Modal, Ibiúna, Goldman Sachs, Itaú e CSHG.

Estratégia:

O Vinland Macro FIC FIM investe nos mercados de juros, câmbio e bolsa, podendo utilizar derivativos para alavancar seus resultados. A análise fundamentalista é o alicerce para a construção do cenário global, que definirá os temas de investimento e guiará a distribuição do risco entre os mercados e regiões. Vale destacar que a estratégia não tem nenhum compromisso em relação à concentração geográfica ou uma pré-alocação de risco em determinados ativos.

No processo decisório, os gestores com especializações complementares definem de maneira colegiada a melhor forma de expressar os temas de investimento. As decisões ocorrem de forma colegiada em comitês de investimento com a presença de toda equipe de gestão e análise. Caso não ocorra um consenso, a decisão final é a dos gestores André e James.

Gestão de risco:

Nos controles de risco, a equipe realiza a mensuração de todos os riscos de mercado e de liquidez que o fundo enfrenta através de ferramentas proprietárias e de mercado para calcular as métricas de risco da Vinland (VaR, Vol, Drawdown, Stress, entre outras). Além disso, a estratégia possui mecanismos de redução de risco conforme os limites de VaR são batidos.

No book de ações, o fundo opera apenas ativos de alta liquidez, geralmente optando por operações com índices e ações de empresas brasileiras de alta capitalização. O limite máximo de alocações no book de ações é de 25%.

O fundo tem como objetivo entregar um retorno de 140% do CDI, com uma volatilidade de 6% a 8%. Hoje, estão com risco baixo em long e short na bolsa local, concentrado principalmente em commodities, consumo defensivo e bancos. 

Posições em carteira:

Por fim, em relação à carteira do fundo, ao longo de abril as posições em juros americanos foram diminuídas por conta do movimento de abertura das taxas já ocorrido. Permanecem com posições de valor relativo nas curvas de juros da Colômbia, Chile e México. Já na Austrália, estão com posições que se favorecem de uma alta das taxas (“tomados”).

No juro brasileiro, estão zerados no momento.

Em moedas, continuam com posições em Cupom Cambial, taticamente comprados em dólar contra real e vendidos em volatilidade de moedas.

Em renda variável, estão com pouco risco alocado, apenas com posições long & short em commodities e bancos na bolsa local.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
X
LFT/CaixaUSDBRLBrasil e ExteriorCurva de Juros e outros
Referência: abril/2022

Confira outras estratégias de fundos aqui.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 28/04/2022.
Compartilhe o post:

Posts Similares