Vinci Seleção FIA

Compartilhe o post:

A Vinci Partners foi fundada em 2009, por um grupo de executivos com ampla experiência no mercado financeiro. Atualmente, são 34 sócios, 328 fundos e R$ 57 bilhões sob gestão, assim, se posicionando como uma das maiores gestoras independentes do país. A casa tem diversas áreas de atuação, dentre elas, estão: Private Equity, Infraestrutura, Real Estate, Crédito, Ações e Hedge Funds.

A gestora conta com uma equipe de gestores experientes, que atua de forma independente nos mercados de bolsa, crédito, juros, moedas e commodities, com mandatos específicos e um rígido gerenciamento de risco.

Entre os principais executivos da gestora está o CEO Alessandro Horta, membro do Conselho de Administração e do Comitê Estratégico da Vinci Partners. Alessandro foi Vice-Presidente do Banco UBS Pactual e diretor da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos, entre 2006 e 2009. No Banco Pactual, foi sócio-diretor e COO, além de ter chefiado também a área de Investimentos de Longo Prazo entre 2001 e 2006. Foi sócio do Banco Icatu, entre 1998 e 2001.

O CIO da Vinci Partners é Fernando Lovisotto. Fernando é o responsável pelas estratégias de curto prazo da Vinci Partners: Equities, Hedge Funds e Investment Solutions. Foi sócio-diretor do RiskOffice, entre 1999 e 2007, ano em que a Algorithmics assumiu o controle, e ele passou a exercer a função de diretor técnico. Ao longo de sua carreira, exerceu atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos e prospecção de clientes no segmento institucional.

Time de gestão e análise:

O gestor responsável pelos fundos de equity da gestora é o Roberto Knoepfelmacher. Roberto se juntou à equipe em 2017. Foi sócio-fundador e gestor na Mosaico Capital e co-gestor e chefe de pesquisa na GAS Investimentos.

A equipe de análise deste fundo é composta por seis analistas formados na casa, liderados por Luiz Otávio Laydner. Luiz é responsável pela área de Research da Vinci Partners. Foi diretor da Equatorial Energia, iniciou sua trajetória na Esso e foi executivo da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos, onde foi responsável pela prospecção, gestão e análise de investimentos em empresas. Em 2000, ingressou no Banco Pactual, onde ocupou a função de analista sênior de commodities.

Estratégia:

O Vinci Seleção FIA é um long only focado em investir em ações de empresas com histórico consistente ou com boas expectativas de distribuição de resultados através do pagamento de dividendos e/ou juros sobre capital próprio a partir de uma sólida análise fundamentalista. Este é um fundo que adota uma visão macro setorial e possui aproximadamente vinte ações, onde a concentração das cinco principais ações costuma ficar próximo de 40-50% da carteira.

Processo decisório:

As decisões de investimento são tomadas em comitês semanais. Porém, o gestor tem liberdade para tomar posições sem aprovação do comitê, com algumas restrições. Para novas posições, possuem um limite máximo de alocação de 3% do patrimônio líquido. Após duas semanas, o case deste novo investimento é apresentado ao comitê, e se aprovado em consenso, o gestor tem liberdade para aumentar esta posição.

Gestão de risco:

O fundo não pode alavancar e alocar mais do que 20% do patrimônio líquido em um único papel. Além disso, ele não pode ter uma posição maior do que 10% do free float de um ativo, que é a quantidade de ações em circulação na Bolsa de Valores.

Portfólio:

Atualmente, a carteira está com a maior exposição em bancos, utilities, mineração e setor petroquímico. Além disso, 60% do patrimônio está alocado nas top 10 ações do fundo e as principais são Petrobras, Vale, Vibra, Iguatemi e TIM.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaAções Brasil
Referência: abril/2022


Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui. Além disso, para acessar análises de outras estratégias, acesse este link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 29/04/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares