Everest High Yield FIC FIM CP

Compartilhe o post:


A Everest é uma casa especializada na gestão de ativos de crédito privado, fundada em 2021, por Roberto Souza, Silvio Camargo, André Azem e Marcelo Azem. Atualmente, conforme dados coletados no site do Quantum, a gestora possui um AUM superior a R$750 milhões, sendo R$400 milhões destinados apenas ao universo de crédito privado líquido e estruturado. Neste texto, trataremos da estratégia Everest High Yield FIC FIM CP.

Time de gestão e análise:

Silvio Camargo é gestor de investimentos do fundos da Everest, com uma carreira de mais de trinta anos de mercado, atuando na frente de gestão há mais de 24 anos. Durante a sua carreira, destacamos passagens por casas de gestão de renome, como GP Investimentos, Fiducia Asset Management e Santander Asset Management. Além disso, Silvio também foi integrante do conselho administrativo de empresas da economia real, como Bradespar, Riachuelo e Gafisa, Fertilizantes Heringer contemplando um portfólio de mais de 10 empresas como conselheiro. 

Roberto Souza, diretor comercial e integrante do comitê de executivo, comitê estratégico e diretor comercial da  Everest, possui histórico de mais de 20 anos de mercado no mercado financeiro. Durante sua carreira, Roberto navegou dentre a gestão de todos os ativos do mercado, atuando a mais de seis anos nas frentes de originação, estruturação e gestão de fundos de crédito, especializado no mercado de créditos ilíquidos. Dentre outros destaques em sua trajetória profissional, podemos citar o cargo de Diretor Estatutário que ocupou durante o período de atuação na Artesanal, onde permaneceu por 5 anos, além de ter participada da originação de outros produtos financeiros bastante capitalizados no mercado, com os FIDCs da Stone, Cielo e Sabemi, Hyundai entre outros.

A equipe de gestão é composta por mais de dez profissionais de investimentos, todos com alto nível de senioridade. Devido ao recente histórico da casa, em seu planejamento, a Everest ainda pretende estender a sua base de profissionais, otimizando a estrutura para comportar vinte integrantes ou mais em sua equipe.

Estratégia:

O Everest High Yield é um fundo de investimento de crédito que compra principalmente cotas sênior e mezanino de FIDCs de gestão e originação própria, utilizando até 25% do patrimônio do fundo para gestão e liquidez. O fundo investe nos mais diversos tipos de FIDCs, com operações de crédito consignado privado, exportação, alimentos, entre outros recebíveis.

Hoje, a carteira do fundo é diversificada em cotas de três de fundos de direitos creditórios de condomínio aberto e fechado de operações sob gestão e organização própria da Everest. 

Apesar da carteira do fundo estar concentrada em três FIDCs até o momento, as operações são bastante pulverizadas em termos de número de sacados e na característica de crédito, contemplando operações de cessão consignada com risco federal (em torno de 2.300 sacados) e multicedente multisacado para sacados pessoa jurídica (em torno de 2700 sacados). Vale também ressaltar que o fundo possui uma elevada preocupação com a diversificação geográfica na composição dos fundos, elaborada para mitigar dados de impactos econômicos regionais. A gestora trabalha com um objetivo de retorno de CDI + 5% para o fundo.

Processo decisório:

O processo decisório é realizado no comitê de investimentos, onde posteriormente todas as decisões serão formalizadas em atas e anexadas nos sistemas de Compliance da Everest. Todas as decisões de investimento e desinvestimento dependem da aprovação consensual dos gestores.

Gestão de risco:

A área de risco e compliance é liderada por Marcelo Santin, com um histórico de mais de 35 anos atuando no mercado financeiro. Durante sua carreira, atuou alguns anos como auditor independente e também já assumiu a cadeira de Diretor de Compliance na Reach Capital. Atualmente, Marcelo é o responsável por exercer os monitoramentos de risco dos fundos da casa. Dentre os sistemas utilizados nas rotinas de monitoramento dos riscos de passivo e ativos, a Everest faz utilização do Serasa, Boa Vista entre outros  birôs de crédito, Função, Advice (sistema de monitoramento de PLD) e possui motor de crédito desenvolvido internamente.

O monitoramento de riscos é realizado diariamente sob os estoques dos ativos e passivo. Adicionalmente, nesta mesma periodicidade, monitoram todas as operações de crédito aprovadas pelos originadores, que sempre estão pendentes da aprovação do administrador e da Everest para aprovação dos valores solicitados, assim como, das condições de cada sacado e cedente. 

Dentre os dados monitorados pela área de risco e gestão, estão o ticket médio por cessão, o ticket médio por estágio, a diligência exercida pela área de cobrança, a verificação de lastro, concentração regional das operações estruturadas, dentre outros indicadores de saúde das operações estruturadas. Ao analisar a capacidade de liquidez do fundo, as operações contidas em carteira trabalham com um prazo médio de 20 a 35 dias de liquidez e, desta forma, a carteira do fundo poderá ser zerada em sua totalidade em até 35 dias úteis.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaFIDCs
Referência: março/2022

Confira nossa lista completa de fundos de investimento aqui.

Para acessar análises de outras estratégias, acesse este link.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/03/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares