Relatório de inflação – mar/22

Compartilhe o post:

Relatório de inflação – mar/22: O IPCA de março registrou alta de 1,62%, acima das expectativas da Órama (1,29%), acumulando 11,30% em 12 meses. Essa é a maior variação para um mês de março desde a implementação do Plano Real, quando em março de 1994 a taxa atingiu 42,75%.

Oito dos nove grupos subiram no mês. A maior variação (3,02%) e o maior impacto (0,65 p.p.) vieram dos Transportes, puxada, principalmente, pelo aumento nos preços dos combustíveis (6,70%). Na sequência, Alimentação e Bebidas contribuíram com 0,51 p.p. e alta de 2,42%. Conjuntamente, esses dois grupos foram responsáveis por quase 72% da inflação do mês.

Em relação ao comportamento dos preços em geral, o índice de difusão acelerou de 75,1% em fevereiro para 77,5% em março. A média dos núcleos foi para 0,87%, ante 1,02 % em fevereiro. A inflação de bens industriais acelerou de 1,11% em fevereiro para 1,22%. Esse grupo segue mostrando forte persistência inflacionária.

Projeção 2022

Alteramos, portanto a projeção do IPCA, para o fim de 2022, de 7,1% para 7,8%. Acreditamos que hoje os principais riscos de alta venham de commodities, intensificados pelos efeitos da guerra na Ucrânia. Esperamos que a inflação atinja o pico de 12% em abril, mas que se inicie o processo de desinflação a partir de maio. O recente movimento do câmbio pode vir como atenuante de maiores pressões para frente.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia

Relatório de inflação – mar/22

IPCA, Meta de Inflação acumulado em 12 meses

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares