Vokin GBV Aconcagua FIC FIA

Compartilhe o post:

Vokin GBV Aconcagua FIC FIA

A Vokin Investimentos iniciou suas atividades em 2006, em Porto Alegre, no formato de Family Office e desde 2011 atuam como gestora de recursos independente. A empresa foi fundada por Eduardo da Luz e Frederico Vontobel e seu foco está no mercado de renda variável brasileiro. Atualmente, possuem R$ 1,8 bilhões sob gestão (dados obtidos do Quantum).

Eduardo da luz é sócio-fundador, gestor CVM, membro dos comitês decisórios dos fundos e atualmente exerce a atividade de administrador de carteira de valores mobiliários. Eduardo possui graduação em direito pela PUC-RS, pós-graduação em gestão financeira pela UFRGS e conta com mais de quatro décadas de experiência no mercado financeiro, acumulando passagens pelos bancos Banrisul, Sulbrasileiro, Meridional, Bozano Simonsen e Santander.

Frederico Vontobel é sócio-fundador, gestor CVM responsável pelos fundos da Vokin e membro dos comitês decisórios dos fundos. Frederico possui graduação em direito pela UFSM, pós-graduação em finanças pela FGV e conta com 15 anos de experiência no mercado financeiro.

No total, o time possui 14 profissionais. A equipe de análise, liderada por Lucas Ferraza, CFA, conta com mais três analistas, sendo um deles também CFA, além de um processo minucioso de seleção e monitoramento de ativos. Esses profissionais acumulam passagens por bancos como: Sicredi, HSBC e corretora Solidus.

O Vokin GBV Aconcágua FIC FIA é um fundo long only, principal estratégia da casa e iniciou brevemente após criação da gestora, contudo, tal produto teve seus controles e processos de análise alterados significativamente há 5 anos, consequentemente, otimizando a performance das carteiras montadas. O fundo é focado em empresas brasileiras, com um portfólio que varia de 8 a 15 empresas investidas, formando posições que podem variar de 2 a 15%. Seu objetivo é obter retornos consistentes através de uma carteira que é montada sob os cuidados de identificar riscos de exposição a diversos fatores macroeconômicos, como: variações cambiais, comportamento da curva de juros, preços de commodities, intervenções governamentais e outros.

O processo de investimento conta com etapas bem definidas e participação de diversas áreas da empresa. Primeiramente é definido no comitê de análise quais são as empresas que passarão por uma análise superficial que utiliza técnicas de valuation simplificado, avaliação de critérios ESG, que podem implicar em penalizações na precificação do ativo, identificação de riscos e oportunidades. Posteriormente é feita uma análise profunda através do fluxo de caixa descontado das companhias e não somente focada na empresa, mas também no setor em que está inserida, fornecedores, concorrência, clientes e vantagens competitivas.

O processo decisório é feito de forma democrática em comitês de investimento que ocorrem três vezes por semana e frequentemente contam com a presença de consultores externos que são convidados com o intuito de agregar valor na análise através de suas expertises obtidas com a vivência no setor abordado no encontro. Através desses processos são definidos o target price, safety price e retorno esperado dos papéis que são analisados. Por fim, é utilizado um modelo próprio que auxilia no monitoramento e orientação de tamanho de posições.

A gestão de risco é realizada de forma completamente independente e fazem o controle da liquidez do fundo através de estimativas do tempo que seria necessário para liquidar completamente os ativos. Além disso, possuem autonomia para reduzir posições que ultrapassem o limite de 15% na montagem de posição e 25% em caso de valorização dos papéis.

Atualmente, as principais posições do fundo são: Iochpe-Maxion (MYPK3), Tim (TIMS3), Ser Educação (SEER3), Assai (ASAI3), Carrefour (CRFB3) e Itaú (ITSA4).

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaBrasil
Referência: março/2022

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/03/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares