Forpus Ações FIC FIA

Compartilhe o post:

Forpus Ações FIC FIA

A Forpus Capital é uma gestora de recursos independente, fundada em setembro de 2014. Sediada em São Paulo, hoje possui um patrimônio sob gestão de R$ 1,2 bilhões, conforme dados do Quantum.

Francisco Giffoni é fundador e gestor responsável pelos fundos da casa. Em 1992, Giffoni começou sua carreira no Middle Office do Banco Garantia. Após este período, trabalhou por seis anos como operador de mesa no Itaú e no Banco Cidade. Em 2005, fundou a Nest Investimentos com outros sócios e foi gestor do Nest FIA de 2007 a 2013.

Luiz Nunes é co-fundador e responsável pela área comercial. Luiz passou por casas como J. Safra, RB Capital, Claritas, Modal e IBN. Na Claritas e no Banco Modal foi diretor de Wealth Management. Integra o comitê macro e é o responsável pela estratégia institucional da Forpus Capital.

Michel Schirozono é co-fundador e gestor de portfólio na gestora e trabalhou em instituições como Banco Itaú e Banco Real. De 2007 a 2013, exerceu o cargo de trader da Nest Investimentos e, em 2014, no Banco Fator.

Além dos três citados, Rafael Cintra também integra o comitê de investimentos e faz parte do quadro societário. Rafael Cintra é analista de ações e passou pelo Citibank e Votorantim Energia, além disso, foi analista da Link Investimentos e do Banco UBS. O time também conta com mais dois analistas de ações, um RI e um gerente de operações.

O Forpus FIA adota uma estratégia de investimento top-down setorial, baseando-se em uma análise diária dos cenários político e macroeconômico do Brasil e do mundo. A partir do reflexo desses cenários, a equipe de gestão selecionará os setores da economia em que irão atuar e, posteriormente, quais empresas possuem melhor relação entre risco retorno quando comparadas às demais do mesmo segmento. Já no book short, o raciocínio é o inverso, ou seja, selecionam os setores que estão mais pessimistas e se posicionam contrários aos piores papéis desses nichos da economia.

Nesse sentido, o portfólio de ações do fundo prioriza ativos de alta liquidez e apresenta carteiras com exposição média comprada de 115% e vendida de 15%.

Em relação à concentração e ao risco, o fundo não possui limites pré estabelecidos e a exposição líquida não fica alavancada, pois busca manter um net de 100% PL aplicado. No entanto, é importante mencionar que foram raros os casos com mais de 10% de concentração em um mesmo ativo e 25% em um mesmo setor.

O processo decisório do fundo é realizado nos comitês semanais e tomadas de decisão realizadas de forma colegiada, contudo, a palavra final pertence ao Francisco.

O fundo mantém também entre 2% e 3% do PL composto por pares de opções e contratos futuros de índices e dólar, para proteger a carteira do chamado “risco de cauda”. Hoje, o hedge está estruturado com posições vendidas no índice da Nasdaq e em inflação americana através de ETFs.

Atualmente o fundo concentra suas principais posições nos setores de mineração e siderurgia, tecnologia, óleo e gás e utilidade pública. Além disso, a carteira de proteção tem venda de dólar, índices não Brasil e empresas de tecnologia. O time de gestão acredita que terá uma nova rodada de valorização das commodities e por isto irá aumentar a exposição aos setores exportadores de commodities, em especial agrícolas, e de energia.

Mercados de atuação e performance:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXX
CaixaBrasilHedge e Short
Referência: fevereiro/2022

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 28/02/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares