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Petz

VAREJO

Estratégia de crescimento segue acelerada

30% de crescimento anual se mantém.

A Petz fechou o ano com 167 lojas, e planos para abertura de 50 novas lojas em seguida, ao longo de 2022. Foram 3 aquisições relevantes em 2021, com destaque para a zee.dog – de fato uma empresa de marca forte e um posicionamento de lojas menores. O desafio para 2022 é integrar todas essas operações com sucesso, se aproveitando das sinergias entre os negócios, além disso mantendo o crescimento acelerado.

Digital também é destaque.

O faturamento do digital cresceu 57% na comparação anual, já atingindo mais de 30% da participação nas vendas totais. Nas lojas físicas, o faturamento teve 23% de alta, e nos serviços, 30%. Já as vendas nas mesmas lojas subiram 17% na comparação anual, reflexo da maturação das lojas abertas mais recentemente, bem como do repasse da inflação. Destaque para a categoria de alimentos, cuja receita cresceu 49% na comparação anual. A empresa encerrou o ano de 2021 com um faturamento de 2,5 bilhões de Reais, 45% acima do número registrado em 2020.  

Mesmo com todo esse crescimento, a lucratividade se mantém.

A empresa segue operando com margem bruta na casa dos 40% e margem EBITDA na casa dos 10%. A geração de caixa conforme medida pelo EBITDA ajustado foi de R$ 242 milhões, um crescimento de 50% em relação ao ano de 2020. Em relação ao endividamento, a empresa optou por financiar o seu crescimento com capital próprio, operando com caixa líquido de R$ 462 milhões ao final de 2021.

2022 será um ano de consolidação das operações.

A Petz concluiu importantes aquisições ao longo de 2021 e agora o desafio será integrar essas empresas ao ecossistema. A prestação de serviços é o principal chamariz de tráfego para as lojas, e em complemento aos serviços veterinários, que a empresa desenvolve organicamente, comprou também a Cão Cidadão, tendo em vista prestar serviços como adestramento, passeio, day care e pet sitter. No online, a produção de conteúdo da Cansei de ser gato deverá ser trabalhada. A interação entre as marcas Petz e Zee.dog também vai fazer parte desta etapa de integração.

Valuation atual se justifica com manutenção desse crescimento acelerado por alguns anos e múltiplo premium devido à estratégia diferenciada.

Tanto nos EUA quanto no Reino Unido, o mercado pet é bem mais concentrado. No entanto, a maioria dos players tem capital fechado, nas mãos de fundos de private equity, e com isso a informação não é pública. Nos poucos players de capital aberto disponíveis, evidentemente que o tamanho é muito maior que o da Petz. Ademais, é bom constatar que lá fora, mesmo com um mercado muito mais maduro, as margens das companhias se mantém em patamar alto, sinalizando que a Petz também conseguirá manter este patamar.

Os múltiplos da Petz são entre 2 e 3 vezes maiores do que as estrangeiras, muito em cima de perspectiva de crescimento tanto do número de lojas quanto da receita por loja, bem como de ganhos de escala provenientes do aumento da operação. Em paralelo, as empresas do varejo segmento pet, assim como as farmácias, operam a prêmio em relação ao varejo como um todo, pois são tidas como mais defensivas. Esta recomendação tem um perfil de longo prazo, pois depende das sucessivas entregas por parte do time do Zimerman, o qual acreditamos que vai atender ou superar as expectativas do mercado.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

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